Confiança do industrial cearense registra queda em janeiro

No mês de janeiro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), elaborado pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), apresentou retração, o que demonstra queda do otimismo.

O Índice reduziu 3,7 pontos no estado e 0,7 ponto no país, levando o indicador ao patamar, respectivamente, de 54,8 e 56 pontos. Tal resultado demonstra que a confiança do empresário cearense encontra-se em um nível médio inferior à do brasileiro.

O desempenho do Índice foi influenciado, sobretudo, pela queda no indicador de Expectativas. No Ceará, este índice caiu 5,7 pontos e atingiu 57,3 pontos, enquanto que, no Brasil, a retração foi de 0,9 ponto, totalizando 59,2 pontos.

No que se refere ao Índice de Condições Atuais, o indicador permanece sinalizando falta de confiança entre os empresários cearenses (49,9 pontos) e brasileiros (49,6 pontos). No caso do Ceará, no entanto, houve aumento de 0,3 ponto e o índice se aproximou da linha divisória de 50 pontos.

Esse tímido crescimento está associado à percepção dos empresários quanto à Empresa e não com relação à Economia Cearense e Brasileira. Isso porque o primeiro subindicador cresceu e se manteve acima dos 50 pontos, enquanto os dois últimos permaneceram abaixo da linha divisória, com queda no indicador de Economia Cearense e estabilidade no de Economia Brasileira.

Possivelmente, a falta de confiança dos empresários na situação corrente, bem como o menor otimismo com relação ao futuro, pode ser decorrente da piora no quadro epidemiológico, que tanto afeta a conjuntura atual quanto aumenta as incertezas do ambiente econômico.

Confira o ICEI na íntegra AQUI.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA