Capacete Elmo é selecionado para o 9º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria

O projeto do capacete Elmo foi selecionado para participar do 9º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, correalizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) desde 2013. O Congresso, o maior evento de inovação da América Latina, será em formato híbrido e acontece nos dias 9 e 10/3/22.

O Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria reúne tomadores de decisão de empresas de todos os portes, representantes do governo, da academia e de instituições de ciência e tecnologia para pensar e debater a inovação como principal estratégia de crescimento e competitividade. Na próxima edição, a proposta é refletir sobre como cocriar um mundo mais sustentável, tendo a educação e a inovação como motores dessa transformação.

O Diretor Superintendente e CEO da Esmaltec, Marcelo Campos Alencar Pinto, afirma que o reconhecimento é motivo de grande satisfação para a empresa. "Ter esse reconhecimento e sermos selecionados para o Congresso é motivo de grande satisfação, também por ser uma parceria de sucesso com o SENAI em que todos ganham. Dedicamos nossos melhores profissionais e nossa estrutura no desenvolvimento de estratégias, junto ao Poder Público, para que pudéssemos ajudar a minimizar os impactos causados pela Covid-19. Fomos a indústria que produziu os dispositivos", destaca. 

"O capacete Elmo tornou-se referência em todas as regiões do Brasil. Vale destacar que o sucesso do equipamento foi tanto que agora está sendo estudada a possibilidade de ser usado, também, em outras doenças respiratórias", lembra o CEO da Esmaltec.

Todo o desenvolvimento, protótipos, testes de usabilidade, testes clínicos e primeiros treinamentos do Elmo foram feitos no Instituto SENAI de Tecnologia (IST) e no SENAI Jacarecanga. O Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), Paulo André Holanda, agradece aos parceiros pelo sucesso do Elmo. "Na nossa trajetória tivemos parceiros muito importantes. Desenvolver e aprovar um equipamento hospitalar em 6, 7 meses é um feito imenso. Agradeço ao Presidente Ricardo Cavalcante, aos parceiros e a todos que acreditaram no projeto do Elmo”, destacou Paulo André Holanda.

Registro no Inpi

Inovação genuinamente cearense, o capacete de respiração assistida Elmo teve o pedido de registro da sua marca autorizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). A solicitação havia sido enviada ao órgão no início deste ano e foi aprovada em meados de novembro. Agora, o processo entra nos trâmites finais.

Além do SENAI Ceará, são titulares da marca a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), a Esmaltec S.A e a Fundação Edson Queiroz. Além das instituições citadas, participou também do projeto Elmo o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa).

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA