Otimismo do industrial cearense segue em queda

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) demonstra que o otimismo dos industriais no Ceará e no Brasil segue em queda. No estado, o resultado é o pior desde maio de 2021 (56,3 pontos). Já a confiança dos industriais vem apresentando retratação pelo terceiro mês consecutivo. O ICEI é uma publicação do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Ainda de acordo com o estudo, entre agosto e novembro houve uma queda observada de 5,2 pontos. O dado pode ser preocupante mas o quadro estadual é atenuado por um nível ainda positivo de confiança, registrando 56,3 pontos, acima do nível nacional.

Essa piora no quadro geral é influenciada, principalmente, pelas sucessivas quedas no índice de expectativas. No mesmo período, a queda para Ceará e Brasil foi de, respectivamente, 6,6 e 6,9 pontos. A fim de mensurar o resultado, este é mais de 4 pontos abaixo se comparado ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com o último Boletim Focus1, que mensura a expectativa do mercado em relação a diversos setores da economia para o Brasil, espera-se uma taxa de 10,15% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2021 e uma taxa SELIC de 9,25%. Houve também revisão decrescente da taxa de crescimento do PIB desde setembro.

Ainda assim, tal como o quadro geral, o subíndice mantém-se otimista em relação aos próximos meses, pontuando 59,7. Por sua vez, o Índice de Condições Gerais mostrou-se pessimista acerca do quadro corrente, registrando 49,5 pontos, abaixo da linha de 50 pontos pela primeira vez, desde maio de 2021.

Acesse AQUI o estudo completo.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA