Ricardo Cavalcante participa de live dos encontros universitários da UFC

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou, hoje, 03/12, do último dia de programação dos ‘Encontros Universitários 2021’ (EU), realizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ricardo Cavalcante foi convidado a palestrar sobre o tema ‘Retomada econômica do Ceará e do Brasil frente à pandemia: desafios e oportunidades’. A apresentação teve a mediação do Diretor da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da UFC, Paulo Matos.

Os Encontros Universitários têm como objetivo difundir, junto à comunidade acadêmica, atividades de ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão, arte e cultura e experiências diversas desenvolvidas e vivenciadas por estudantes da UFC, que atuam como bolsistas ou não em programas e projetos cadastrados com acompanhamento de orientadores. O EU 2021 oferece palestras, oficinas e webinários gratuitos e abertos ao público. O evento é realizado em formato remoto.

O mediador iniciou a live ressaltando a qualificação de Ricardo Cavalcante como articulador entre indústria, sociedade e governo estadual. Já o Presidente, iniciou sua fala agradecendo o convite e salientando que o ambiente universitário é um celeiro para novas ideias, novas descobertas e que o investimento do jovem em conhecimento é o futuro do nosso país. “Acredito que somos o que somos pela Ciência. Eu fico muito feliz em falar para os universitários, pois são deles que saem as criações, invenções e soluções”, elogiou.

O Presidente abordou temas, como ‘Os ciclos da estabilidade econômica, desde 1994 até o ano de 2020, quando a pandemia chegou’; ‘A pandemia e seu enfrentamento, e como a FIEC, juntamente com outras instituições, a combateram’; ‘A mobilização do setor produtivo cearense’; ‘A aquisição e a recuperação de respiradores’; ‘O desenvolvimento do Capacete de Respiração Assistida (ELMO)’; ‘A Construção da plataforma para o desenvolvimento industrial cearense’, dentre outros.

“Confesso para vocês que essa época da pandemia foi o momento mais difícil da minha vida. Desde o início, sempre pensamos nas vidas e o que fazer para salvá-las. Sofremos com as perdas de pessoas próximas. Mas tivemos que nos unir em uma força-tarefa: FIEC, Governo do Estado, empresários, sociedade organizada", ressaltou o Presidente.
Ricardo Cavalcante também relembrou de todo o trabalho realizado pelas casas SESI, SENAI e IEL, que se uniram, em parceria com industriais e Governo do Estado, para recuperar respiradores que estavam quebrados e fabricar novas batas e aventais para as equipes hospitalares. “Tínhamos 330 respiradores com defeitos, desses, recuperamos 228, todos com certificados e que foram enviados para os hospitais públicos. Também, conseguimos fabricar o capacete ELMO - (um capacete de respiração assistida para tratar pacientes com quadro leve ou moderado de Covid-19). Ele foi todo desenvolvido no Ceará. O dispositivo melhora a capacidade respiratória, reduz em 60% a necessidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), não-invasivo, de menor custo e mais seguro para os profissionais de saúde” explicou.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA