SENAI Ceará realiza I workshop de inovação e tecnologia com foco em energias renováveis e eficiência energética

O SENAI Ceará, em parceria com o Observatório da Indústria, realizou na noite da última quinta-feira, (02/11), o workshop Painel de Especialistas na Área de Energia. O evento contou com a presença do Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente Regional do SESI Ceará, Paulo André Holanda, juntamente com o Gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI Ceará (Unitec), Tarcísio Bastos, o Gerente dos Institutos SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica e em Energias Renováveis, Carlos Egberto Mesquita e a Coordenadora técnica do Observatório da Indústria, Byanca Pinheiro.

A reunião foi realizada no Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), com representantes de grandes empresas de energia, para a realização de workshop sobre energias renováveis e eficiência energética.

O evento teve como objetivo validar o portfólio O Instituto SENAI de Tecnologia em Energias Renováveis, permitindo que o novo instituto possa contribuir de forma efetiva e assertiva com o setor de energia, permitindo o desenvolvimento do setor.

Além disso, foi realizado um painel com os participantes, com o objetivo de promover uma experiência para identificar os serviços em Energias Renováveis e Eficiência Energética atuais e futuros que auxiliem as empresas nos seguintes aspectos: Promoção de eficiência energética nos processos industriais; Concepção de projetos de parques eólicos e solares; Prestação de serviços de metrologia e certificação de produtos ou componentes de geradores eólicos e solares e desenvolvimento de projetos de tecnologia e inovação nos segmentos de energia eólica, energia solar, eficiência energética e biomassa.

Saiba mais

Um novo Instituto SENAI de Tecnologia deve começar a funcionar no início de 2022. Focado em energias renováveis, o novo Instituto funcionará no mesmo prédio onde fica o Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica, em Maracanaú, em parceria com o SENAI Barra do Ceará. Estrategicamente alinhado ao mercado e ao momento econômico do estado do Ceará, o IST em Energias Renováveis vai atender e inovar o mercado nacional de energias renováveis com excelência operacional, forte capacidade de execução dos serviços e desenvolvimento de soluções e processos tecnológicos.

O Instituto SENAI de Tecnologia em Energias Renováveis fornecerá soluções inovadoras voltadas à geração e ao consumo racional de energias renováveis. Todo o projeto do IST em Energias Renováveis está alinhado às demandas de mercado para o crescimento industrial que o Ceará tem apresentado e projetado para os próximos anos. A partir de visitas técnicas realizadas a empresas, laboratórios e institutos parceiros, foram determinados os serviços com maior relevância dentro de cada segmento. O escopo de serviços incluirá Energia Eólica, Energia Solar, Hidrogênio Verde, Biomassa, Biocombustíveis, Eficiência Energética e Ensaios Ambientais.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA