Colaboradores de empresas associadas ao Sindpan e Sindialimentos encerram curso de qualidade e segurança no SENAI Ceará

Quarenta e sete alunos concluíram o curso de Qualidade e Segurança na Produção de Alimentos, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) em parceria com o Sindpan e o Sindialimentos, sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). As aulas começaram em 13/9 e finalizaram em 27/10. Participaram do curso colaboradores das indústrias de panificação e alimentos indicadas pelos sindicatos.

O curso aconteceu no âmbito do Programa Emprega Mais, iniciativa do Ministério da Economia voltada a promover qualificação profissional, inserção de desempregados no mercado de trabalho, ganho de produtividade dos setores econômicos e aumento da competitividade do país no mercado global.

A aluna Noelita Santos Batista, conta que gostou muito do conteúdo. "Os conteúdos foram muito bem elaborados. As aulas on-line também foram excelentes, muito bem explicadas e de fácil entendimento. O feedback para tirar dúvidas durante o curso foi ótimo. Como já trabalho com alimentos, passei por reciclagem durante o aprendizado do curso. As minhas expectativas foram alcançadas. Na prática, aplicamos os conhecimentos de alimento seguro pensando da saúde do cliente; segurança do trabalho voltada ao nosso colaborador; gráficos que mostram a realidade do nosso processo no dia a dia durante a produção; armazenamento de matérias primas e produtos acabados, de acordo com as normas aplicáveis; foco total na higienização de estruturas e equipamentos. Também aprendemos sobre boas práticas de fabricação, procedimentos e normas. Vou continuar aplicando os conhecimentos adquiridos no curso e na experiência da vida", detalha.

Docente do curso, Leiliane Lima considera que o curso foi de extrema importância para quem já atua na área de panificação. Ela explica que foram passados conhecimentos sobre estatística, ferramentas da qualidade, saúde e segurança no trabalho e segurança de alimentos. "Alguns conhecimentos eram novidade para os alunos, e eles confirmaram a importância da aplicação desses temas nas suas atividades do dia a dia. Relatos dos alunos nos sinalizam que o curso foi muito proveitoso, mesmo numa situação em que muitos passavam o dia trabalhando e precisavam vencer o cansaço para acompanhar as atividades do curso".

Para a Analista do SENAI Ceará, Karinne Quirino Barros, que acompanhou pedagogicamente o curso, o SENAI contribuiu com a aprendizagem dos alunos. "A EAD vem se potencializando a cada dia, chegando cada vez mais próximo do aluno, para desenvolver competências socio-emocionais e técnicas. Tivemos a oportunidade de conhecer alunos engajados, participativos e cientes da importância do conhecimento para transformar vidas", destaca.

A qualificação dos profissionais é fundamental para a qualidade dos produtos das empresas. O Presidente do Sindialimentos, André Siqueira, explica que o sindicato aderiu ao programa por reconhecer, de imediato, a excelente oportunidade de capacitação das empresas. "Foram abordadas temáticas bastante pertinentes ao dia a dia. As empresas Nossa Fruta e Pomar foram as associadas pioneiras na capacitação e já temos outras empresas interessadas para os novos ciclos do programa”, antecipa.

O curso também foi fundamental para o setor de panificação, especialmente durante a pandemia de Covid-19, afirma o Presidente da Associação Cearense da Indústria de Panificação (Acip), Fernando Fernandes. "Agradecemos todo o apoio que o SENAI CEARÁ tem dado à panificação cearense. Sempre investindo em inovação, qualidade para que as empresas associadas possam oferecer sempre o melhor aos clientes. O curso sempre foi fundamental para o nosso setor, mas na situação que vivemos atualmente se tornou de suma importância, já que temos que redobrar os cuidados".

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA