Apex-Brasil lança, em parceria com o Centro Internacional de Negócios da FIEC, Núcleo do PEIEX em Fortaleza

Na noite da última quinta-feira, (25/11), foi inaugurado o Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Ceará. Na região, o PEIEX será executado por meio de uma parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e executado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN).

No evento, estiveram presentes o Diretor de Comércio Exterior da FIEC, Marcos Soares; a Gerente do CIN da FIEC, Karina Frota; o Diretor de Negócios da APEX-Brasil, Lucas Fiuza e a Gerente de Competitividade da APEX-Brasil, Deborah Rossoni.

Durante o lançamento, o Gerente de Inteligência da APEX-Brasil, Igor Celeste fez uma apresentação sobre o potencial exportador da região e o Coordenador de agronegócio da APEX-Brasil apresentou projetos setoriais e promoção do agronegócio nos negócios. Além disso, os empresários Paulo Nobrega da Vonixx e Fauber Digo da Take a Nap realizaram apresentações das respectivas empresas e falaram sobre as suas experiências no programa PEIEX.

A Gerente do CIN, Karina Frota explicou sobre a importância do projeto para as empresas que querem começar a exportar. “Esse projeto é inteiramente gratuito e tem como objetivo auxiliar as instituições que possuem a internacionalização dentro da sua estratégia empresarial. Diante do momento de recuperação econômica, em que todas as nações do mundo estão enfrentando uma grave crise sanitária, a internacionalização é mais uma estratégia de recuperação econômica. E é muito importante que as empresas que possuem esse desejo de exportar os seus produtos, façam essa inserção internacional de forma planejada e assertiva para que assim seja uma operação continuada”, ressaltou Karina Frota.

Saiba mais

O núcleo tem como objetivo facilitar o processo de capacitação empresarial para as organizações que desejam começar a exportar ou consolidar o processo de exportação. Ele oferece às empresas participantes consultoria de especialistas que fazem um diagnóstico da aptidão exportadora e apontam soluções para problemas técnico-gerenciais.

O convênio com a FIEC se estende até julho de 2023 e irá atenderá, ao longo dos próximos 2 anos, cerca de 100 empresas, capacitando-as para que comecem a comercializar seus produtos no mercado internacional.
Após a análise, a empresa é direcionada a executar modificações sugeridas pela equipe do PEIEX que podem variar desde soluções gerenciais internas a ações externas relativas ao acesso a novos mercados e adequação de produtos. Durante todo o processo a empresa é acompanhada por um técnico, que ajudará a empresa a cumprir todo o processo até estar apta a desenvolver um plano de exportação.

Além disso, as empresas também participam de seminários de capacitação para exportação, missões moldadas para quem está iniciando nos negócios internacionais e, ao final, rodadas com comerciais exportadores para que já comecem a exportar.
Esta será a terceira edição do PEIEX no estado. Em suas duas últimas edições, o programa atendeu 1.338 empresas. Nesse novo ciclo, as empresas receberão um atendimento totalmente direcionado à exportação.

Para participar do PEIEX, o primeiro passo é solicitar uma visita da equipe técnica do Núcleo Operacional mais próximo. A partir da visita, os técnicos verificam se a empresa está pronta para participar do programa e, se for o caso, será disponibilizada uma ficha de inscrição. Para entrar em contato com o CIN clique AQUI.


Sobre o PEIEX

O PEIEX é oferecido pela Apex-Brasil com o intuito de preparar empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. A Apex-Brasil realiza o PEIEX em todo o Brasil, com Núcleos Operacionais instalados em parceria com Instituições de Ensino, Federações de Indústria e Fundações de Amparo à Pesquisa. Até setembro de 2020, foram atendidas 4.349 empresas. Desse total de empresas, 73,49% estão na categoria de micro e pequenas empresas, e trabalham com produtos e/ou serviços de 61 diferentes setores. O segmento com maior número de empresas é o de alimentos e bebidas, seguido de máquinas e equipamentos, têxtil e confecção, móveis e cosméticos (dados de dezembro/2020).

Sobre o CIN

O Centro Internacional de Negócios é o setor da Federação das Indústrias do Estado do Ceará que tem como missão promover a internacionalização das empresas cearenses, oferecendo soluções e serviços para facilitar a atuação das empresas no mercado externo. Referência em comércio exterior no Ceará, o CIN fomenta a geração de negócios internacionais, contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado, através de parcerias com instituições públicas e privadas.                                        

Sobre a Apex-Brasil

A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira.

O convênio firmado se estende até julho de 2023. O Núcleo atenderá, ao longo dos próximos 2 anos, cerca de 100 empresas, capacitando-as para que comecem a comercializar seus produtos no mercado internacional.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA