SESI Ceará participa do Webinar Saúde e Segurança no Trabalho do O POVO

Na segunda-feira (29/11), às 9h45, o médico do trabalho do SESI Ceará, Alexandre de Lima Santos, participa do Painel II: Prevenção de acidentes e doenças ocupacionais em época de crise do “Webinar Saúde e Segurança no Trabalho: A Retomada Pós-Pandemia”, realizado pelo grupo O POVO.

Na ocasião, o especialista do SESI Ceará irá abordar alguns pontos baseados na legislação sobre o tema da prevenção da COVID-19 nos ambientes de trabalho. Entre eles:

- Medidas gerais de prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da COVID-19 em ambientes de trabalho;

- Condutas em relação a eventuais casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 e seus contactantes domiciliares e nos ambientes de trabalho;

- Higiene das mãos e etiqueta respiratória;

- Medidas de distanciamento social nos ambientes de trabalho;

- Higiene, ventilação, limpeza e desinfecção de equipamentos e ambientes de trabalho;

- Condutas preventivas em relação aos grupos de risco para COVID-19;

- Regramento e utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) e outros equipamentos de proteção;

- Regramento e utilização de refeitórios nas empresas;

- Regramento e utilização de banheiros e vestiários nas empresas;

- Atuação dos profissionais prevencionistas e papel do Médico do Trabalho;

- Principais medidas para a retomada das atividades de trabalho presenciais de forma segura.

O conteúdo ainda destaca a importância da vacinação para a redução dos casos graves de internações hospitalares e de mortes pela COVID-19, bem como para a retomada segura das atividades econômicas.

Participação do SFIEC

“Pretendemos, ademais, sinalizar o papel de liderança que a FIEC exerceu ao longo de todo o período da pandemia de COVID-19, inclusive fazendo parte do Comitê Estadual de Enfrentamento da Pandemia junto ao Governo do Estado. Possuindo assento formal nas tomadas de decisões em parceria com as autoridades sanitárias, servindo de suporte não somente para toda a indústria cearense, mas também para toda a sociedade tomada de forma ampla”, informa Santos.

O especialista ainda irá ressaltar o papel do SENAI, na parceria de desenvolvimento do Capacete ELMO, equipamento muito utilizado nos hospitais como suporte de oxigenação de pacientes e que ajudou a evitar muitas intubações e complicações. “E, também, o trabalho do SESI com as consultas de telemedicina e testagem de trabalhadores que auxiliaram de forma fundamental a retomada segura das atividades econômicas de alguns setores e que participei direta e ativamente”, declara.

Para mais informações sobre os serviços personalizados que o SESI Ceará realiza em Saúde e Segurança do Trabalho acesse aqui.

 
 
(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA