Energy Future lança websérie sobre hidrogênio verde em parceria com FIEC e SENAI Ceará

Além de um importante aliado no processo de transição energética, o hidrogênio verde também representa uma excelente oportunidade para movimentar a economia e o setor elétrico brasileiro. Atento a esse novo nicho de mercado que começa a ganhar forma, o Energy Future, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), estreia a série Hidrogênio Verde, que trará, em quatro episódios, especialistas no assunto discorrendo sobre pontos importantes para a utilização dessa “energia do futuro”, conforme chamou a revista Forbes.

O primeiro episódio contou com Monica Saraiva Panik, mentora de hidrogênio da SAE Brasil e consultora internacional da FIEC, que explicou o que é essa nova alternativa que surge para reduzir as emissões de carbono e ajudar a cuidar do nosso planeta. O segundo episódio trouxe o professor Nivalde Castro, do Instituto de Economia da UFRJ, que falou sobre o que o hidrogênio verde representa em termos de oportunidades econômicas e de negócios.

Guilherme Cardim, diretor do IATI, foi o convidado do terceiro episódio e abordou os desafios tecnológicos para a produção e utilização dessa nova energia que, ao que tudo indica, vem para ficar.

O último episódio contou com a participação de Jurandir Picanço, consultor da FIEC e presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará. Ele falou sobre o primeiro hub de hidrogênio verde do Brasil.


O Hydrogen Council, iniciativa global articulada por empresas líderes de energia, transporte, indústria e investimentos, estima que até 2050 toda a energia consumida no mundo será proveniente de hidrogênio verde. Isso resultará em um mercado calculado em US$2,5 trilhões, o que se traduz em grandes oportunidades para o Brasil.

“A posição do Brasil é ímpar, de uma competitividade tamanha para abastecer o mundo. Podemos ser, já em 2030, a Arábia Saudita do hidrogênio verde”, destacou o professor Nivalde. Nosso país possui algumas vantagens estratégicas, como, por exemplo, potencial de energia renovável, boas condições climáticas e geográficas, e metas de redução de poluentes.

Você, que quer inovar ou investir no setor, não deixe de conferir o primeiro episódio da websérie Hidrogênio Verde no canal do Energy Future no Youtube, que leva a você um conteúdo completo e inspirador sobre o tema.

Também não deixe de conferir o calendário de publicação dos próximos episódios:

Episódio 1: O que é hidrogênio verde / Aplicações
Convidada: Monica Saraiva Panik, mentora de hidrogênio da SAE Brasil e consultora internacional da FIEC

Episódio 2: Oportunidades econômicas e de negócios
Convidado: Nivalde Castro, professor do Instituto de Economia da UFRJ

Episódio 3: Desafios tecnológicos
Convidado: Guilherme Cardim, diretor do IATI

Episódio 4: Hub do Ceará
Convidado: Jurandir Picanço, consultor da FIEC e presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará
Publicação: 01.12.21

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA