Fortaleza será palco do Primeiro Fórum Internacional de Hidrogênio Verde na próxima semana

A produção de energia e biocombustível através do Hidrogênio Verde tem se tornado uma realidade no Brasil. O setor vem criando maturidade diante das necessidades energéticas mais sustentáveis. Dentro desse cenário, Fortaleza, no Ceará, recebe na próxima semana o primeiro Fórum Internacional de Hidrogênio Verde (Fórum Hidrogênio).

Confirmado para os dias 24 e 25 de novembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o evento acontecerá em formato híbrido, ou seja, será ministrado presencialmente seguindo os protocolos de biossegurança do estado, assim como de forma virtual, com possibilidade de os participantes acompanharem as discussões de qualquer lugar do mundo e ter acesso ao chat exclusivo.

Organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos, o Fórum Hidrogênio é considerado um importante ponto de encontro para o desenvolvimento de oportunidades de negócios bilaterais.

“O evento terá a participação dos principais players, especialistas do setor de geração de energia com hidrogênio verde e representantes da academia. Discutiremos sobre os principais desafios e oportunidades que teremos para o setor de Hidrogênio Verde”, destaca Tiago Fraga diretor do Grupo FRG.

Jurandir Picanço, consultor de Energia da FIEC e presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará – CSRenováveis/CE, ressalta que “o Fórum abordará os temas mais importantes relacionados ao novo mercado do hidrogênio verde. Destaco, em especial, os painéis que vão abordar as experiências de outros países. Exemplos que precisamos conhecer para escolhermos melhor nossos caminhos”, afirma.

Países que representam 80% do PIB Global devem desenvolver estratégias de hidrogênio até 2025

O evento vem para colaborar com um setor em fase de expansão.  Um estudo contratado pelo World Energy Council revela que, ao final de 2020, cerca de 20 nações já possuíam estratégias de hidrogênio publicadas e outros 14 apoiavam projetos pilotos do setor.

Ainda segundo o estudo, países que hoje representam 80% do PIB global devem desenvolver estratégias de hidrogênio verde até 2025, incluindo o Brasil, o qual tem a missão de reduzir 43% das emissões de gases de efeito estufa até 2030.

O mercado brasileiro segue aquecido e dados do Governo Federal já revelam esforços para o desenvolvimento do setor no país, como as diretrizes para o Programa Nacional do Hidrogênio. Além disso, o Ministério de Minas e Energia também mostra que o país conta hoje com 83% de energias renováveis em sua matriz energética, e que a mesma tem um grande potencial para gerar hidrogênio verde de forma altamente competitiva.
Durante o Fórum Hidrogênio, assuntos pertinentes sobre o assunto serão debatidos, unindo não só a experiência empresarial, mas também estudos e pesquisas da área acadêmica sobre o assunto.

16 painéis do fórum irão abordar temas relacionados ao Hidrogênio

De acordo com a organização do Fórum Hidrogênio, 16 painéis sobre o assunto estão previstos durante os dois dias. Estão previstas discussões sobre barreiras, oportunidades, impedimentos jurídicos, tecnologias, financiamentos, capacitação e perspectivas do setor de hidrogênio.

O evento é um dos mais esperados pelo setor, uma vez que a movimentação interna brasileira de hidrogênio é estimada em 20 bilhões de dólares anuais até 2040 e falar sobre o assunto tem sido cada vez mais importante para debater regulamentações, novas tecnologias e políticas públicas para fortalecer seu crescimento.

A programação completa do evento pode ser acessada AQUI.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA