Senai Ceará participa da 1ª capacitação sobre o modelo de implantação do Hub's

Nos últimos dias 10 e 11/11,  o gerente do Instituto SENAI de Tecnologia - IST, Carlos Egberto, e a consultora da Unidade de Inovação e Tecnologia - Unitec, Camila Forte, estiveram no SENAI Alagoas. Ambos participaram da 1ª Capacitação Nacional sobre o modelo de implantação dos Hubs, com a participação dos Departamentos Regionais de Alagoas, Ceará, Maranhão, Goiás e Mato Grosso, Acre e Roraima.

A capacitação abordou pontos importantes, como a apresentação da experiência do SENAI Alagoas com implantação do Hub, visita técnica às suas instalações, etapas para a sua implantação, além do lançamento oficial do guia de atuação dos Hub´s SENAI de Inovação e Tecnologia.

Para Carlos Egberto, o momento foi muito rico, pois possibilitou que os representantes dos regionais promovessem uma troca de experiências e compartilhamento das melhores práticas. “A unificação do SESI e SENAI Ceará também foi recebida de forma muito positiva pelo Departamento Nacional, pois expande as áreas de atuação de projetos”, explicou.

O momento teve como objetivo principal orientar as equipes dos departamentos regionais do SENAI no entendimento e na estruturação de um Hub. Além de abordar os principais elementos a serem observados para o planejamento de um modelo sustentável, de tal forma que o Hub tenha, não só uma estrutura robusta, mas que promova conexões entre o ecossistema de inovação, contribuindo para a competitividade industrial brasileira.

O gerente da unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI – Unitec, Tarcísio Bastos, ressalta que o Hub de Tecnologia e Inovação do SENAI é uma iniciativa de grande relevância para a ação do SENAI como protagonista no sistema local e regional de inovação. “O Hub gera ambiente para potencializar a conexão entre empresas industriais, e, destas, com empreendedores e startups. Está totalmente alinhado com as orientações da CNI, do presidente Ricardo Cavalcante, do diretor regional Paulo André, e do nosso diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC, Sampaio Filho,” ressaltou.

O Hub de Inovação e Tecnologia do Ceará será um ambiente de congregação regional de inovação, atendendo a indústria local, por meio de serviços próprios ou em rede com os Institutos SENAI de Inovação ou com os Institutos SENAI de Tecnologia.

Para a consultora Camila Forte, a  implantação do Hub de Inovação SENAI vem com um importante papel de potencializar as ações do SENAI Ceará no que tange à inovação e ao empreendedorismo. “A implantação nos coloca em papel de protagonista, apoiando o desenvolvimento do ecossistema de inovação, impulsionando a indústria e se conectando cada vez mais com a rede SENAI, para juntos trabalharmos a inovação de ponta a ponta,” concluiu.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA