Representantes da FIEC participam de live sobre hidrogênio verde

Nesta quinta-feira, 11/11, Heitor Studart, Presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC); Joaquim Rolim, Coordenador do núcleo de Energia da FIEC e Jurandir Picanço, Consultor de Energia da FIEC, participaram da live ‘Hidrogênio Verde na Logística’, tema que será debatido na próxima Feira Internacional de Logística (Expolog 2021), que será realizada nos próximos dias 24 e 25 de novembro. O evento contou com a mediação do jornalista Marcos Gomide.

“O tema da sustentabilidade, da preservação do clima, está em alta. Esse é um tema fundamental, porque os estudiosos identificaram que, desde a era industrial, por conta da emissão de gases, resultantes da queima de combustíveis fósseis, está ocorrendo o aquecimento global. Então, todo o propósito é reduzir a elevação de temperatura do planeta”, ressaltou Picanço.

Ainda de acordo com Jurandir Picanço, nem todos os países dispõem de recursos para a descarbonização, mas o Brasil, principalmente o Nordeste brasileiro, tem capacidade para dispor de energias renováveis. “O hidrogênio verde é um gás, chamado de verde, por ser produzido exclusivamente com energia renovável”, completou o especialista.

Heitor Studart ressaltou que o impacto para a economia cearense com o investimento em energias limpas é enorme. “Já foram firmados 12 protocolos de intenção, mais serão firmados. O Ceará precisa investir na sua infraestrutura e na sua logística para atender às demandas já existentes, ” afirmou.

“No Nordeste brasileiro, nós temos as melhores condições, tanto em energia eólica, como solar. Além disso, o Ceará tem condições inigualáveis em termo de logística. Temos um porto com grande capacidade. Nós temos parcerias internacionais. Temos uma governança setorial bem qualificada, além de termos abraçado as energias limpas desde o primeiro momento, ” concluiu Joaquim Rolim.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA