Engenheiro clínico do SENAI Ceará participa de live do O Povo sobre avanços tecnológicos da saúde

O engenheiro clínico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), Davi Guabiraba, participa hoje (10/11), às 17h30, da live do O Povo Tecnologia, do jornal O Povo, sobre os avanços tecnológicos da saúde. A live é parte do INOVA 2021 - evento de inovação e tecnologia do jornal. Também é convidada da live a Gerente de produtos do Íris Lab Gov, Marianna Gonçalves. A live será transmitida do Canal do Youtube, Facebook e Twitter do jornal O Povo.

David Guabiraba participa da criação, testes e usabilidade do Elmo desde fevereiro de 2020, quando teve início a busca por um equipamento que pudesse ajudar na recuperação dos pacientes com Covid-19. De acordo com o engenheiro, a live vai girar em torno do tema Saúde 5.0. Esse conceito engloba discussões a respeito da entrada da tecnologia no ambiente hospitalar, trazendo maior agilidade, rapidez, segurança, nos diagnósticos e melhor tratamento. O grande avanço que a Saúde 5.0 em relação a Saúde 4.0 apresenta é que além da conectividade e compartilhamento de informações clínica o paciente passa a ser protagonista do processo de promoção da sua própria saúde e do seu bem-estar", adianta Guabiraba.

O Elmo foi desenvolvido em parceria com o Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), Escola de Saúde Pública (ESP), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), UFC e Unifor, com o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e Esmaltec.

Idealizado pelo Superintendente da ESP, Marcelo Alcantara, as pesquisas e desenvolvimento do equipamento tiveram ainda o apoio das Fisioterapeutas e Pesquisadoras da FUNCAP, Betina Santos, Gabriela Carvalho e Juliana Arcanjo; além do Engenheiro mecânico do IST, Ataliba Holanda, e toda equipe do Instituto.

Saiba mais
O Elmo é um equipamento que proporciona terapia não invasiva para pacientes com Covid-19. É um mecanismo de respiração artificial não invasiva, por meio de uma cápsula de PVC e silicone com conexões, e com a grande vantagem do baixo custo, e ainda de poder ser desinfectado e reutilizado.

Todo o desenvolvimento, protótipos, testes de usabilidade, testes clínicos e primeiros treinamentos do Elmo foram feitos no Instituto SENAI de Tecnologia (IST) e no SENAI Jacarecanga.

O capacete Elmo oferece uma pressão positiva contínua nas vias aéreas oferecendo uma quantidade de oxigênio em níveis elevados, o que contribui para a melhora do quadro respiratório dos pacientes. Além do benefício principal no tratamento da Covid-19, existem também vantagens no que diz respeito ao custo e ao manuseio do dispositivo. Podendo ser utilizado fora de leitos de UTI, o capacete pode ser desinfectado e reutilizado, seu custo é bem menor em comparação aos respiradores mecânicos e mais seguro para os profissionais de saúde que o manuseiam, uma vez que, como o capacete é vedado, o vírus não se propaga.

O equipamento, além de ser utilizado no tratamento de pacientes com Covid-19, também pode ser utilizado em outras doenças do trato respiratório como gripe H1N1, pneumonia, edema de pulmão por insuficiência cardíaca e outros quadros clínicos. Além disso, o capacete pode ser usado também pós extubação, por pacientes em cuidados paliativos com o um objetivo de ofertar conforto para eles, pois a intubação não é indicada, em casos de pacientes que se encontram dependentes de oxigênio e precisam intensificar a reabilitação motora e como uma forma também de proporcionar uma independência aos pacientes que ainda se encontram restritos ao leito, na realização de atividades diárias como o banho, por exemplo, ofertando a eles uma autonomia, que traz benefícios físicos e psicológicos.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA