Apex-Brasil e FIEC lançam no Ceará programa de capacitação de empresas para exportação

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançam, no dia 25 de novembro, um importante instrumento de apoio à exportação no Ceará: o Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). Na região, o PEIEX será executado por meio de uma parceria da Apex-Brasil com o Centro Internacional de Negócios do Ceará (CIN) através de convênio firmado com a até julho de 2023. O evento de lançamento será realizado no auditório Luiz Esteves, na Casa da Indústria, sede da FIEC, em Fortaleza.

O Núcleo tem sede em Fortaleza e o objetivo é qualificar 100 empresas do estado do Ceará para que passem a comercializar seus produtos em outros países. É a terceira edição do PEIEX no estado, no período de 2008 a 2018, em suas duas últimas edições, o programa atendeu 1.338 empresas.

Nesse novo ciclo do Programa, as empresas cearenses receberão um atendimento totalmente direcionado para a exportação. “São esperados resultados mais expressivos no âmbito das exportações e, principalmente, da promoção comercial internacional”, destaca Amanda Mesquita, Analista de qualificação da Apex-Brasil e gestora do núcleo PEIEX no Ceará, Amanda Mesquita.

Ela completa: “importante ressaltar que a metodologia do PEIEX recentemente passou por uma revisão para atendimento de empresas de serviços, com foco em tecnologia da informação e games, setores que têm crescido muito nos últimos anos. O retorno do PEIEX para o Ceará visa consolidar o potencial exportador do estado, de modo que as empresas possam entrar no mercado internacional de forma sustentável”.

No mesmo dia também haverá uma apresentação da área de inteligência da Apex-Brasil acerca do potencial exportador do Estado.


Sobre o PEIEX

O PEIEX é oferecido pela Apex-Brasil com o intuito de preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. A Apex-Brasil realiza o PEIEX em todo o Brasil, com Núcleos Operacionais instalados em parceria com Instituições de Ensino, Federações de Indústria e Fundações de Amparo à Pesquisa.

Até setembro de 2020, foram atendidas 4.349 empresas. Desse total de empresas, 73,49% estão na categoria de micro e pequenas empresas, e trabalham com produtos e/ou serviços de 61 diferentes setores. O segmento com maior número de empresas é o de alimentos e bebidas, seguido de máquinas e equipamentos, têxtil e confecção, móveis e cosméticos (dados de dezembro/2020).


Sobre a Apex-Brasil

A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira.

SERVIÇO:

Lançamento do núcleo PEIEX Fortaleza - CE
Data: 25 de novembro de 2021
Horário: 18h00-20h30
Local: FIEC
Endereço: Casa da Indústria - Av. Barão de Studart, 1980, Auditório Luiz Esteves, 5º andar

Mais informações
imprensa@apexbrasil.com.br
(61) 2027-0775

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA