Universitários aprendem sobre inovação na prática na Maratona de Ideias IEL

Nesta terça-feira (19/10), Dia Nacional da Inovação, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) abriu as portas para jovens universitários desenvolverem ideias voltadas à solução de desafios reais do desenvolvimento. A Maratona de Ideias IEL, promovida em parceria com a Red Bull, buscou estimular a criatividade e desenvolver a mentalidade inovadora nos estudantes, desenvolvendo habilidades que serão essenciais no futuro profissional desses jovens.    

Divididos em grupos, os jovens participaram de uma dinâmica especial e, a partir da reflexão sobre grandes problemas, lançaram ideias capazes de contribuir com a transformação desejada. Os grupos foram divididos de acordo com temas relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): água potável, clima e energia; acessibilidade, corpo e mente e cidades inteligentes; e empoderamento, carreira e educação.
   
Para a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, a ação empodera os estudantes e desperta a vontade de criar e inovar. “O nosso Hub de Inovação vem trabalhando no sentido de aproximar as indústrias de ideias inovadoras. Essa ação de hoje aproxima os jovens da inovação e isso é muito positivo para o mercado e para o futuro desses profissionais. Não estamos interessados só em identificar as novas ideias, mas em desenvolvê-las. Estamos sempre de portas abertas a parcerias como essa com a Red Bull que favoreçam a inovação e o empreendedorismo”, declarou.

Uma das vantagens de participar desse momento é a possibilidade de desenvolver habilidades como liderança, trabalho em grupo e comunicação. Na opinião da estudante de psicologia, Thaís Mesquita Dutra, o ambiente da Maratona conseguiu despertar a sua criatividade e a dinâmica inspirou o surgimento de ideias que ela nunca imaginou que pudesse ter. “A gente vê na faculdade problemas ligados à acessibilidade, por exemplo, mas não temos um momento como esse para discutir e pensar em soluções. Foi uma experiência muito rica para mim”, avaliou.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA