Em parceria com a CNI e JICA, SENAI Ceará encerra com grande sucesso projeto de melhoria da educação profissional em Moçambique

Em 2017, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) iniciou um projeto para apoiar melhorias no Sistema de Educação Profissional de Moçambique. Hoje (11/10) pela manhã, em reunião online, aconteceu o encerramento das atividades do SENAI no projeto e foram apresentados os principais resultados obtidos.

A iniciativa proporcionou o desenvolvimento de um conjunto de perfis profissionais, desenho de currículos e capacitação de instrutores e técnicos em novos processos de formação e tecnologias. O objetivo é que as pessoas capacitadas disseminem o conhecimento, metodologias e habilidades adquiridas durante o projeto. O projeto foi executado em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Departamento Nacional do SENAI Ceará e Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA para apoiar os esforços do Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC). O SENAI Ceará atuou para reduzir a lacuna entre a oferta formativa e as demandas do setor industrial do país.

Pela CNI, participou Debora Bais, da Unidade de Relações Internacionais (Uninter). Ela pontuou os aprendizados de toda equipe da CNI, SENAI e a troca de conhecimentos entre os dois países. “São dois países similares, iguais em muitas coisas. O SENAI faz realmente as coisas mudarem e acontecerem. Temos certeza que os ensinamentos serão melhorados sempre. Ter a oportunidade de mudar a vida das pessoas é um resultado que não tem preço. Obrigada a Moçambique e a JICA por nos oportunizar coisas sempre muito importantes”, disse.

O Diretor Geral do IFPELAC, Leo Jamal, listou vários resultados relevantes do projeto, com destaque para a padronização dos centros de formação profissional, qualificação de técnicos e gestores. “Destacamos o desenvolvimento curricular, a capacitação de técnicos, o desenho de currículos, a padronização dos centros de formação profissional. Um dos nossos grandes desafios é capitalizar todo o conhecimento e experiência para acelerar essa mudança”.

O evento também visou agradecer a confiança e a parceria da JICA, o apoio e receptividade de todos os colaboradores do IFPELAC e do Governo de Moçambique no desafio de buscar a melhoria da formação profissional em Moçambique, destaca o Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda. “A equipe do SENAI Ceará agradece também ao apoio da equipe do Departamento Nacional do SENAI, em Brasília, e a todos os colaboradores que atuaram direta ou indiretamente nas ações e atividades do projeto. Agradecemos por terem acreditado no SENAI. A garantia de sucesso é altíssima quando se trata de oportunizar chances da população entrar no mercado de trabalho. O SENAI continuará à disposição para colaborar com o IFPELAC e a JICA, na manutenção, acompanhamento e avaliação desse progresso e seus novos resultados”.

           

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA