Comitiva do ecossistema de inovação do Cariri visita Hub de Inovação do IEL e Observatório da Indústria da FIEC

Uma comitiva do ecossistema de inovação do Cariri visitou nesta quinta-feira (7/10) o Hub de Inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e o Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O objetivo da visita era conhecer a atuação dos equipamentos e as iniciativas em prol da inovação na capital. Além da FIEC, a comitiva visita ainda a Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Sebrae e BS Innovation.  

De acordo com a diretora executiva da Fundação de Desenvolvimento Tecnológico (Fundetec), ligada à Universidade Regional do Cariri (URCA), Tatiane Betat Kohlrausch, a ideia é, a partir da experiência dos ambientes de inovação de Fortaleza, entender como é possível impulsionar o desenvolvimento do ecossistema de inovação do Cariri. Ela conta que o movimento de inovação na região vem ganhando força desde 2017 e, apesar da pandemia, aos poucos vem sendo possível sensibilizar os diversos atores do ecossistema do município sobre a importância da inovação.     
 
“O Cariri está num processo inicial de inovação. O nosso propósito com essa viagem agora à Fortaleza é perceber como podemos transformar a nossa realidade, pensar em espaços como esses também para o Cariri e a integração dos diferentes atores e instituições representados nessa viagem”, explicou. A comitiva é formada por representantes da URCA, Centro Universitário Unileão, Instituto Tecnológico do Cariri (ITEC), Geopark Araripe, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Juazeiro do Norte e o Espaço Cuida, hub de inovação do Cariri, inaugurado em abril deste ano.    

A diretora destaca que o polo de inovação do Cariri, denominado Kariri Valley, conta com cinco startups e um grande potencial de crescimento, dado o acelerado desenvolvimento econômico da região nos últimos anos. “É um ecossistema muito jovem ainda, mas estamos nesse processo de sensibilização para trazer mais pessoas para trabalhar e pensar inovação juntos. Por enquanto, a inovação no Cariri ainda está muito dentro dos muros da Academia. Precisamos ampliar a visão dos empresários em relação a isso e trabalhar de mãos dadas. Nesse sentido, a parceria com o IEL e a FIEC é fundamental”, afirmou.

O head do Hub de Inovação do IEL Ceará, Fábio Braga, ressaltou que o IEL vem intensificando um trabalho com as empresas do Cariri para apoiá-las no processo de transformação digital e para estimular a inovação local. Ele frisou que o IEL está de portas abertas para as empresas da região e de outros polos do interior do Estado. “Temos muito a contribuir e acreditamos que fortalecer o ecossistema de inovação no interior pode ser a chave para impulsionar o desenvolvimento regional”, ressaltou.

    

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA