SENAI Ceará é premiado pelo DN por melhores práticas de gestão com foco na melhoria do ensino

O SENAI Barra do Ceará foi premiado no Edital de Boas Práticas 2021, que reconhece as melhores práticas de gestão com foco na melhoria do ensino. A unidade, que ficou entre as dez melhores do Brasil, implantou simulações com os alunos para prepará-los para as avaliações do Sistema de Avaliação de Educação Profissional (SAEP).

O Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, destaca a participação de todos que fazem o SENAI nessa conquista. "É com muita felicidade e gratidão que parabenizo nossa Gerente de Educação, Sônia Parente, o Gerente da unidade, Sales Brandão, todos os instrutores e colaboradores do SENAI Barra. É muito gratificante ter uma escola referência em modelo de ensino no país. Ganha a FIEC, o estado do Ceará e a sociedade cearense".

"Parabenizamos a toda equipe envolvida na boa prática de simulações com objetivo de preparar os alunos para as avaliações do SAEP. Ressaltamos que nas últimas avaliações do SAEP de 2020, todos os cursos técnicos desenvolvidos na unidade ficaram acima da média nacional referente ao Indicador de Desempenho da Avaliação Profissional - IDAP", comemora o Gerente da unidade, Francisco Sales Brandão.

Saiba mais
O Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP) é realizado anualmente para avaliar a qualidade dos cursos técnicos realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) em âmbito nacional.

O Indicador de Desempenho da Avaliação Profissional (IDAP) é obtido a partir da aplicação de provas objetivas (online) e práticas nas oficinas e laboratórios, para os estudantes de cursos técnicos que tenham cursado entre 80 e 100% do curso e apura o desenvolvimento das competências para os profissionais formados pelo SENAI.

Essas provas são desenvolvidas por instituição idônea que utiliza a metodologia de larga escala baseada na Teoria de Resposta ao Item para indicar a proficiência desenvolvida nos cursos. Além disso, são aplicados questionários contextuais, nos quais é possível avaliar aspectos qualitativos relacionados a infraestrutura e gestão escolar das unidades de ensino do SENAI.

O SENAI, como protagonista de sua ação pedagógica, é a única instituição de ensino profissionalizante que desenvolveu e aplica essa avaliação em larga escala. O Departamento Nacional conduz a aplicação das avaliações em parcerias com os Departamentos Regionais.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA