Confiança do industrial cearense sofre redução em setembro

A confiança do empresário industrial sofreu retração em setembro em comparação ao mês anterior. Apesar disso, as expectativas permaneceram otimistas, tanto a nível nacional quanto a nível estadual. No Ceará, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) apresentou contração de 1,0 ponto frente ao mês anterior, ao passo que registrou 2,7 pontos a menos quando comparado ao mesmo período de 2020.

O ICEI é medido pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A redução foi resultado da queda do indicador de Expectativas, cuja retração foi de 1,6 ponto em relação a agosto. No Brasil, o ICEI apresentou queda mais intensa, na ordem de 5,2 pontos frente a agosto e recuo de 3,6 em relação ao ano anterior. Mais especificamente, a contração, no país, ocorreu tanto no indicador de Expectativas (-5,2) quanto no indicador de Condições (-5,1).

Além disso, o estudo traz informações sobre o ICEI Regional e o ICEI por Porte. Veja o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) completo AQUI.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA