Inova Ceará encerra programação com painéis e workshops voltados à inovação

O segundo dia do Inova Ceará teve início com rodadas tecnológicas, que aconteceram durante toda a manhã e abordaram temas como produtos de consumo, saúde, segurança do trabalho e indústria 4.0.

Ainda pela manhã, aconteceu o painel “Gestão ágil de projetos”, com a participação do Líder da comunidade Agiliza Fortaleza, Alison Laurentino e do Superintendente de Planejamento de Venda, Operações e Logística na Betânia Lácteos, Antônio Rodrigues Neto. A mediação ficou a cargo de Rodrigo Oliveira, especialista de Inteligência Competitiva, Inovação e Pesquisa do EL Ceará.

Durante o painel, foi apresentado o case da Betânia, maior empresa de laticínios do Nordeste, e sua jornada dentro de processos ágeis. Na ocasião, Antônio destacou um dos projetos implementados na empresa, ainda em 2019, que visa melhorar o relacionamento com os pequenos varejistas. Tudo isso, com o intuito de simplificar processos, estimular a compra e fidelizar o cliente.

A tarde teve início com apresentações de Pitchs com os temas: Digitalização, automação, indústria 4.0 e produtos de consumo e alimentos, realizada por alunos do SENAI Ceará e empresas de inovação.

“Os projetos apresentados em Pitchs são resultado da ação do SENAI Ceará, por meio da Saga da Inovação. É o SENAI Ceará transformando todo esforço na formação dos jovens profissionais em soluções tecnológicas para a indústria e para sociedade. Grandes possibilidades podem surgir daí, sejam novos negócios, produtos, mas acima de tudo, pessoas "contaminadas" pela cultura do empreendedorismo e da inovação", afirmou o Gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI Ceará (Unitec), Tarcísio Bastos.

E ele ressaltou: "Por meio do Hub de Inovação do IEL oportunizamos empresas e startups a acelerarem seus negócios e conectarem-se de maneira mais assertiva ao mercado. O Sistema FIEC impulsiona a inovação através de suas casas, gerando negócios, desenvolvimento e melhoria na vida das pessoas”.

Em seguida, o evento continuou com o workshop “SESI Go Lab” - Inovação em Segurança e Saúde do Trabalho "Transforme os desafios em soluções”.

“O SESI GoLab é uma abordagem dinâmica, que estimula a criatividade e envolve diretamente a indústria desde a concepção do desafio do Sprint até o teste da solução. A prática possui várias ferramentas de design thinking que podemos adaptar de acordo com a fase de cada projeto. Por ter um sprint curto, de três dias, conseguimos aprender rapidamente", afirmou Juliana de Albuquerque, Analista de Gestão da Inovação do SESI Ceará.

“O Inova Ceará 2021 é uma grande oportunidade para divulgarmos a metodologia do SESI GoLab. Essa ferramenta pode contribuir na criação de soluções inovadoras a partir de desafios em Segurança e Saúde do Trabalho das indústrias locais”, reforçou o Engenheiro de Segurança do Trabalho Pesquisador do Centro de Inovação do SESI Ceará,Rodrigo Nogueira.

Logo em seguida foi realizado o painel Inovação em Tempos de Pandemia - “Fort Brasil/Unimed” com o Head de Inovação da Unimed, Alexander Ponce. Com mais de 15 anos de experiência na área de tecnologia, processos e projetos, Alexander foi responsável pelo desenho e condução de projetos de grande porte em diversas empresas, do setor público, logística e saúde.

Para finalizar o painel, o Head de Gente e Gestão da FortBrasil e CEO e Enterprise Agile Mentor da Performes Inovação e Agilidade, Daniel Araújo falou sobre processo de transformação ágil, com atuação na Cultura, Framework Scrum, Management 3.0 e Planejamento com OKRs.

Daniel é professor universitário e facilitador de palestras e cursos nas áreas de Inovação com foco em Gestão de Times, Liderança Ágil, Inovação Corporativa e Modelo de Gestão Ágil.

O evento seguiu com a premiação do Inova SENAI e a programação alusiva aos 50 anos do IEL Ceará.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA