FIEC lança página exclusiva no site g1 da Globo

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) acaba de lançar uma página exclusiva no site g1, da Globo. Intitulada “A Indústria em Foco”, a página reúne diversas notícias do setor industrial e das Casas que compõem o Sistema FIEC. Semanalmente, serão divulgadas reportagens sobre o setor industrial cearense destacando as iniciativas e contribuições dadas ao desenvolvimento econômico e social do Ceará. 

“Estar presente em um espaço nobre como o g1 Ceará, dedicado à notícia qualificada, é de grande relevância para o Sistema FIEC. A página exclusiva ‘A Indústria em Foco’ possibilita o acesso a informações sobre os principais produtos, soluções desenvolvidas e realizações de FIEC, SESI, SENAI e IEL, em defesa da Indústria cearense e da sociedade como um todo”, ressalta Paulo Nóbrega, Gerente de Comunicação da FIEC.

Confira o que já é destaque na página

Qualidade de vida: saúde mental é prioridade em tempos de pandemia
A pandemia mundial da COVID-19, além da questão da transmissão do vírus, crise sanitária e econômica, evidenciou um tema que vem sendo trabalhado há anos por psicólogos e psiquiatras, mas que não era prioridade dos indivíduos: a saúde mental.

Com o isolamento social e as adaptações em relação ao trabalho e aos estudos relacionados à mente e ao comportamento tiveram que ser revistos para encarar os desafios dos novos tempos.
Entre os assuntos mais abordados entre os pacientes das clínicas do SESI Ceará, atualmente estão questões de relacionamento, família, trabalho, pandemia, isolamento social, perdas, medos e insegurança, entre outros. O papel do profissional clínico antes de tudo é o de escuta.

Segurança Cibernética - Cursos do SENAI preparam para proteção de empresas
A segurança cibernética envolve a proteção de informações e sistemas contra grandes ameaças, tais como o terrorismo cibernético, a guerra cibernética e a espionagem. A segurança cibernética é uma parte crítica da estratégia de segurança de qualquer governo ou instituição privada.

Durante a pandemia de COVID-19, os ataques cibernéticos aumentaram consideravelmente em todo o mundo. Nesse contexto, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) implantou, em cinco estados brasileiros, a Academia SENAI de Segurança Cibernética. O SENAI Ceará foi um dos estados contemplados e possui expertise, equipamentos e docentes preparados para treinar profissionais nessa área.

Uma das principais capacitações é o "Curso prático de simulação hiper-realista de ataques cibernéticos", de 40 horas. O curso foi desenvolvido com metodologia focada no trabalho em equipe, em habilidades de liderança, técnicas de comunicação e conhecimento técnico.

Aperfeiçoamento profissional amplia oportunidades de ascensão na carreira
Conseguir um emprego ou se destacar no mercado de trabalho não é tarefa das mais fáceis em tempos tão complexos. Requer preparação, estratégia e atitude. Para orientar jovens e profissionais cearenses, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) lança a Jornada IEL Desenvolvimento de Carreiras com uma programação totalmente gratuita e on-line. Nos meses de setembro e outubro serão realizadas diversas palestras com temas relevantes para o aperfeiçoamento profissional e a conquista de uma oportunidade no mercado. O evento tem o patrocínio do Governo do Estado e contará com transmissão em libras. As inscrições podem ser realizadas no site do IEL Ceará.

A Jornada é mais uma ação do Programa de Orientação de Carreira do IEL Ceará. A solução proporciona aos jovens uma preparação com foco nas competências do futuro do trabalho, além de possibilitar também um redirecionamento para os profissionais que não estão mais felizes com suas carreiras e buscam fazer uma transição.

Habitat de Inovação do SENAI Ceará conecta empresas a ecossistema de inovação
Um ambiente que contempla infraestrutura tecnológica e corpo técnico qualificado com foco na identificação e desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores. Essas são as principais características do Habitat de Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), localizado em Maracanaú. No último dia 14/9, o espaço foi oficialmente inaugurado.

As empresas 3E Engenharia, Impacto Protensão, B&Q Energia, HL Consultoria, MTM e M. Dias Branco são residentes do espaço. O foco do Habitat, um espaço colaborativo, é voltado para a interação e conexão entre startups, empreendedores, inventores, alunos e indústria para o desenvolvimento de negócios escaláveis, inovadores e de impacto. Além das salas das indústrias residentes, o local conta com espaço para eventos, coworking, cabines de reunião, sala multimídia e estúdio para gravação de pitches e podcasts.

Funcionando como um Hub de inovação, o ambiente incentiva o empreendedorismo industrial e a conexão entre startups e grandes empresas, gerando o aperfeiçoamento para a cadeia industrial do Ceará.

Diferenciais na Educação: aulas de robótica, empreendedorismo e maker atraem alunos
A Escola SESI SENAI traz em sua grade curricular muitos elementos de diferenciação, por meio de uma educação básica de qualidade que utiliza práticas pedagógicas diferenciadas do mercado com a estrutura e utilização de Educação Tecnológicas como robótica e gamificação para potencializar o aprendizado em matemática e física. Nas aulas de robótica os estudantes têm contato com programação de robôs e com a construção de protótipos nas aulas maker, além de utilizar excelentes laboratórios de informática e de ciências.

A instituição promove ainda, anualmente, a “Semana de Tecnologia e Cultura”, com diversas oficinas, palestras e webinars que ofertam, além da tecnologia com jogos interativos como Freefire e Minecraft, experiência em dramaturgia, teatro, cinema, cordel e poesias, palhaçaria, fanzine, grafite, mangás, entre outras atividades. E, ainda, resgata a cultura cearense e a brasileira por meio de ações interativas e jogos populares como bila, elástico, corda, xadrez, dama, pipa, carimba, dominó, bandeira e pião. Pura diversão com educação!

Confira as publicações na íntegra AQUI!

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA