Produção e emprego do setor industrial seguem em alta conforme Sondagem Industrial de agosto

A indústria cearense apresentou crescimento em agosto, resultando no terceiro mês consecutivo de expansão da Produção Industrial cearense. É o que aponta a Sondagem Industrial, pesquisa realizada pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta segunda-feira, (27/09).

Outros indicadores também revelam o bom ritmo de crescimento industrial, como o aumento do Número de Empregados e Estoques Efetivos, que reduziu e seguiu abaixo do planejado, sugerindo aumento na demanda acima do esperado pelos empresários. Tais resultados positivos podem ser associados ao aumento da Utilização da Capacidade Instalada (UCI) nos meses anteriores, o que possibilitou essa expansão produtiva atual, ainda que o indicador no período corrente tenha sofrido certa retração.

A nível nacional, os indicadores mostram crescimento na produção e no emprego, estabilidade nos estoques e leve queda na UCI, na comparação com o mês anterior. Dessa forma, ainda que a indústria mantenha certa expansão, existem sinais de estabilização, especialmente diante do ambiente de incertezas do país, com aumento contínuo da inflação, elevação dos custos de aquisição de matérias-primas, entre outros fatores, que se traduzem como entraves para o crescimento sustentado da economia.

Mesmo diante de tal cenário, a expectativa dos empresários do setor industrial segue otimista para os próximos seis meses, ainda que se tenha observado redução em todos os indicadores para o Brasil. O Ceará apresentou resultado similar ao do país, com exceção da propensão a investir que se revelou crescente para o estado.

Confira a sondagem completa AQUI.

Sobre o Observatório da Indústria

O Observatório da Indústria da FIEC tem a missão de contribuir para o desenvolvimento industrial do Estado, sendo referência na geração, uso e disseminação de informações. Para tanto, apoia-se na criação e aplicação de uma estratégia de inteligência competitiva, incluindo uma plataforma com oferta de informações socioeconômicas, de mercado, tecnológicas e de comércio exterior, disponibilizadas de forma visualmente atrativa. As informações, que podem ser acessadas de maneira remota, possibilitam maior agilidade e tomadas de decisão mais assertivas.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA