SESI Ceará, por meio do CIS, presta consultoria para Vicunha

O Centro de Inovação (CIS) do SESI Ceará está realizando o serviço de Consultoria em Economia para Saúde e Segurança para a empresa Vicunha com unidades em Maracanaú e Pacajus, no CE, em Natal, no RN; e em Guarulhos e na Capital paulista, em São Paulo. A UNISSIN, área de Educação do SESI Ceará, é parceria nessa atividade, aplicou a metodologia e está acompanhando a execução da consultoria.
 
A ação contempla duas metodologias desenvolvidas pelo próprio CIS, a Metodologia de Avaliação do Retorno Sobre o Investimento (ARIS) e o Workshop de Líderes, que possibilitaram identificar e mensurar os custos em saúde, aumentando o valor agregado dos investimentos das ações em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) e a disseminação de temáticas estratégicas, que permitem a identificação das reais problemáticas inerentes a gestão de gastos com saúde. 
 
Segundo o gerente do CIS, Bruno Simões, esse serviço de consultoria envolve soluções nas quais as empresas de grande porte enfrentam problemas. “Os altos custos com a saúde e a segurança dos funcionários, além da falta de conhecimento com as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) que são consideradas atualmente um sério problema de saúde pública. Além disso, atua em temas como absenteísmo, acidentes de trabalho, saúde suplementar e cultura de redução de custos. O intuito e entregar um plano de ação para atuar com a promoção da saúde dos funcionários e solução de problemas nas temáticas”, detalha o gestor. 
 
Metodologia
 
De julho a setembro desse ano, o Centro de Inovação do SESI aplicou a metodologia ARIS na Vicunha com a aplicação do Perfil de Saúde da população para mensurar os custos e despesas assistências de saúde, a fim de analisar o retorno do investimento em programas de saúde. Entre os dias 22 e 24 de setembro, a unidade de Natal recebeu as aplicações do perfil.
 
Na próxima etapa, será realizado o Workshop de Líderes nas do Ceará e Rio Grande do Norte para entrega do relatório final da consultoria. “Com os resultados da Vicunha, a equipe do CIS terá um novo case de sucesso para apresentar ao mercado a importância de gerir os gastos com saúde, bem como denotar que é possível gerar economia a partir de investimentos assertivos nessa área”, afirma Bruno Simões.
(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA