No Dia do Idoso (27/9), SESI Ceará orienta sobre prevenção de doenças

Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, fica cada vez mais evidente que a prevenção de doenças é importante para as pessoas que se encontram na terceira idade. No Dia do Idoso (27/9), o SESI Ceará reforça sua preocupação em oferecer serviços e estruturas de qualidade com foco com as necessidades e peculiaridades deste público. Além de ressaltar a importância de adquirir hábitos saudáveis precocemente, para ter uma velhice mais feliz e produtiva.
 
De acordo com Laurinda Melo, médica clínica e examinadora do Sesi Ceará, em Sobral, com o envelhecimento, diversos processos fisiológicos sofrem importantes alterações, como o aumento da fragilidade óssea, enfraquecimento do sistema imunológico, anormalidades cardíacas, vasculares e neurológicas. 
Assim, entre as principais doenças que afetam os idosos, destacam-se: osteoporose, hipertensão arterial, diabetes, infarto, insuficiência cardíaca, AVC, câncer, quadros demenciais, como Alzheimer, e infecções em geral, que nesta faixa etária costumam exigir mais atenção. “Além destas, é importante também mencionar o aumento dos riscos de quedas com fraturas graves, que podem causar um grande impacto na qualidade e expectativa de vida desta população”, aponta a médica.
 
O SESI Ceará oferta consultas e teleconsultas com médicos clínicos, psiquiatras, oftalmologistas e, outras especialidades, além de nutricionistas, psicólogos. Disponibiliza, ainda, diversos exames a preços acessíveis, como laboratoriais, mamografia, radiografias, eletrocardiograma, audiometria e muitos outros. “Destaco também a equipe de educadores físicos, com atividades esportivas adequadas ao público idoso”, declara Laurinda.
 
Cuidado em foco
 
Aos 73 anos, o aluno do SESI Ceará, Altamiro de Souza Gomes, conta que sempre fez atividade física, mas há dez anos se dedica de forma mais regular. Já praticou várias atividades, porém a que mais gosta é a musculação. “Não sei dizer exatamente o porquê, mas me sinto bem e com uma firmeza maior nos braços e pernas. Já estou há um bom tempo no SESI e gosto de tudo por lá. Ambiente arborizado, espaço grande e confortável, mas o que eu gosto mesmo é o atendimento das pessoas. Isso engloba instrutor, recepcionista, enfim todas as pessoas em geral. Sem contar que considero os maquinários, piscina tudo muito bom. Limpo e conservado”, detalha o idoso.
O aposentado Necy Alves, 79 anos, também conta que sempre praticou atividades e, atualmente, está há cinco anos na hidroginástica no SESI Ceará. “Acho o atendimento espetacular”, relata, destacando que além da atividade aquática gosta muito de leitura e fazer churrasco.
 
Dicas da médica clínica e examinadora do Sesi Ceará Laurinda Melo para prevenir doenças na 3ª idade:
 
- Procurar ter hábitos alimentares saudáveis
- Praticar atividade física regularmente 
- Manter-se social e intelectualmente ativo
- Combater o tabagismo
- Caso consuma bebida alcoólica, que sua ingestão seja moderada
- Realizar avaliações médicas regularmente para detectar precocemente as doenças, acompanhar e fazer ajustes necessários no tratamento
- Manter as vacinas em dia
- Prevenir a ocorrência de quedas, seja com uso de calçados antiderrapantes, ajustes no mobiliário, instalação de corrimão etc.
- Cuidar da saúde bucal
 
Serviço
SESI Ceará
www.sesi-ce.org.br
(85) 4009-6300
(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA