15ª edição do Inova Ceará reúne programação diversificada e gratuita

Nos dias 29 e 30/9, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Programa de Inovação Industrial do Sistema FIEC (P2I), realiza a 15ª edição do Inova Ceará, o maior e mais tradicional evento de inovação do setor industrial cearense. Com a parceria do Sebrae Ceará, o evento congrega iniciativas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), distribuídas em uma rica programação com transmissão on-line.

Serão realizados, nos dois dias do evento, painéis, workshops, rodadas tecnológicas, palestras, entre outras atividades, com o objetivo de aproximar o setor industrial das boas práticas mundiais de inovação e de soluções desenvolvidas por instituições de ciência e tecnologia (ICTs), além de startups locais e nacionais, de forma a estimular processos de transferência de tecnologia.

Entre os temas em destaque na programação, temos: os desafios em relação à falta de mão de obra no setor de tecnologia da informação; propriedade intelectual; inovação em tempos de pandemia; gestão ágil de projetos e cases de sucesso das empresas Unimed Fortaleza e Fort Brasil.

O lançamento da nova edição do Índice de Inovação dos Estados, elaborado pelo Observatório da Indústria da FIEC, abre a programação no dia 29/9. O estudo, desenvolvido com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), traça um verdadeiro raio-x sobre como cada Estado brasileiro se posiciona em diferentes aspectos do processo inovador.

O Índice mensura aspectos multidimensionais do processo de inovação e traça um ranking nacional. O objetivo é identificar lacunas e direcionar políticas para a melhoria e desenvolvimento dos diferentes aspectos do ecossistema de inovação no Brasil. O Índice oferece farto conteúdo que pode ser usado como base para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias empresariais que fomentem um ecossistema inovador no Brasil.

Nova geração
Outro destaque da programação é o Inova SENAI, uma mostra de projetos de inovação de produtos e serviços elaborados por alunos do SENAI, a partir da Saga da Inovação e do Pré-Acelera SENAI. Na Saga da Inovação, os alunos têm acesso a mentorias com especialistas em áreas como tecnologia, negócios, investimentos, contabilidade, finanças, jurídico e para a formação de equipes empreendedoras que poderão tornar-se startups, além de fornecer a infraestrutura adequada.

Os alunos criam soluções para demandas reais das indústrias. Os projetos escolhidos passam a ter apoio e mentoria necessários para validação do negócio/produto e experiências diferenciadas na jornada empreendedora. A reta final da Saga acontece no Inova, onde são apresentados e premiados os projetos de inovação.
O Programa tem como objetivo estimular os jovens a desenvolver, ainda na escola, capacidades para trabalhar em equipe, propondo ações inovadoras. Durante o evento, o SENAI Ceará irá apresentar 14 projetos que foram selecionados pelo Inova SENAI, envolvendo 47 alunos e 28 docentes. Estão participando alunos das unidades do SENAI Jacarecanga, Parangaba, Barra do Ceará, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte. Os projetos serão apresentados a empresas participantes do evento, nas Rodadas Tecnológicas. As empresas poderão se inscrever antes e durante o evento para conhecer as soluções.

Saúde e tecnologia
Ainda durante o evento, o SESI Ceará irá realizar o workshop “SESI Go Lab” com uma metodologia desenvolvida pelo próprio SESI, que visa identificar desafios das indústrias na área de saúde e segurança do trabalho e criar suas respectivas soluções em apenas três dias. O time de inovação do SESI aplicará algumas ferramentas dessa metodologia durante o Inova Ceará. Poderão participar representantes de empresas que tenham desafios ou problemas na área de SST e pretendam resolver por meio da inovação.

Além disso, o especialista em estratégia corporativa, sustentabilidade e filantropia Pedro Melo fará uma palestra em que vai compartilhar cases de inovação em inteligência de dados no universo da saúde e apresentar o valor agregado na tomada de decisões com a utilização de business intelligence.

Pedro Mello é sócio da DOM Strategy Partners e co-responsável pela formulação e modelagem da metodologia IAM para gestão sistêmica de ativos intangíveis, em aplicação entre as 1.000 maiores organizações do país.

Tecnologias e humanidade
O IEL Ceará participa do Inova com as startups residentes do Hub de Inovação do Instituto. As startups realizarão pitches, que serão transmitidos ao longo da programação, apresentando as soluções em desenvolvimento. Além disso, o Hub do IEL e suas startups marcarão presença nas Rodadas Tecnológicas, que estão divididas em grandes blocos (digitalização, automação, Indústria 4.0, produtos de consumo e alimentos).

A programação especial dos 50 anos do IEL Ceará encerrará o Inova, com a premiação de iniciativas inovadoras em estágios nas empresas cearenses. Por meio do Prêmio IEL de Estágio, o IEL Ceará irá reconhecer os melhores projetos inovadores de estagiários, empresas e instituições de ensino. 

Por fim, será ministrada a palestra magna de Carlos Piazza, darwinista digital, futurista certificado, consultor, autor, professor e TED Talker. Com o tema “Tecnologias e Humanidade, Sociedade 5.0, Vida 3.0 e 5ª Revolução Industrial”, a palestra irá ajudar a compreender a essência do mundo digital, não pela visão das ferramentas, mas sim da sociedade, que passa por um processo agudo de transformação e de ressignificações importantes e profundas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

29 de setembro de 2021
08h Abertura do evento com o Presidente da FIEC – Ricardo Cavalcante
08h-9h Lançamento do Índice de Inovação nos Estados 2021
09h-10h Painel "Apagão na mão de obra de TI"
10h-11h30 Painel Inovação na Prática
14h-15h Workshop "Jornada do Cliente conectado"
15h-16h A Propriedade Intelectual como Ativo Empresarial
16h-17h Geração de Tecnologia fora da área de TI: como as áreas de negócio estão se preparando?
17h-18h Painel "Inovação em inteligência de dados no universo da saúde'

Rodadas Tecnológicas
16h-17h Digitalização
17h-18h Digitalização, Automação e Robótica

30 de setembro de 2021
10h-11h Painel “Gestão ágil de projetos”
14h-15h Rodadas Tecnológicas: Digitalização, automação, Indústria 4.0 e produtos de consumo e alimentos
15h-16h Workshop “SESI Go Lab” - Inovação em Segurança e Saúde do Trabalho "Transforme os desafios em soluções"
16h-17h30 Painel Inovação em Tempos de Pandemia “Fort Brasil/Unimed”
17h30-18h Premiação do Inova SENAI
18h-19h Abertura dos 50 anos do IEL
19h-20h Prêmio IEL de Estágio
20h-21h Encerramento e Palestra Magna com Carlos Piazza.

Rodadas Tecnológicas
09h-09h30 Produtos de consumo
09h30-10h Saúde e Segurança no Trabalho
10h-10h30 Automação e Indústria 4.0
10h30-11h Construção Civil e Meio Ambiente
11h-11h30 Alimentos

Clique AQUI para se inscrever no evento.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA