Sete em cada dez alunos de cursos técnicos do SENAI estão empregados

Mesmo diante de um cenário de desemprego e perda de postos de trabalho em todas as regiões do país, sete em cada 10 ex-alunos de cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) estão empregados. As áreas Automotiva, de Refrigeração e Climatização, Mineração, Energia, Automação e Mecatrônica e Metalmecânica tiveram maior empregabilidade.

Os dados constam na Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2019/2021. O questionário foi aplicado entre 1º de abril de 2020 e 30 de março de 2021 com 49.520 ex-alunos – 64,8% têm entre 14 e 24 anos.

Também foram ouvidas 2.371 empresas contratantes: 91,8% afirmam dar preferência aos formandos do SENAI no momento da contratação. O nível de satisfação se estende aos estudantes: 97,7% dos egressos de cursos técnicos.

Uma das iniciativas para aproximar as empresas dos alunos é a plataforma de empregabilidade do SENAI, Contrate-me, que conecta alunos e egressos às melhores e mais atuais oportunidades de emprego na indústria.

Como funciona a Contrate-me
A plataforma promove a combinação perfeita entre quem quer trabalhar na indústria e a vaga ideal para aquela pessoa, não só pelo seu currículo, mas também por suas habilidades técnicas e socioemocionais.

O candidato se cadastra no Contrate-me, responde a um questionário para falar sobre si e suas expectativas, informa também suas competências técnicas, experiências profissionais e formação acadêmica. A partir dessas informações, o sistema da Contrate-me entende cada pessoa de forma individualizada, seleciona e apresenta as vagas de empresas cadastradas que combinem com as capacidades técnicas e socioemocionais do candidato.

Ensino técnico e trabalho na área de formação aumentam a renda
Outro benefício constatado na pesquisa é o incremento salarial. Ao comparar a renda média enquanto concluinte e depois de um ano, quando egresso, o técnico de nível médio teve um aumento de 22,7% na renda.

Um dado que chama atenção é a diferença entre a renda de egressos de cursos técnicos e da graduação tecnológica que atuam em suas áreas de formação e os que estão fora da área de formação: os que estão empregados na área têm um ganho de 22% na renda média mensal.

“O que reforça a importância da oferta de cursos estar alinhada à vocação econômica e às oportunidades de trabalho da região, trabalho que o SENAI realiza de maneira sistemática, com estudos prospectivos”, argumenta o Diretor Geral do SENAI, Rafael Lucchesi.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA