SESI HEALTH SUMMIT – SHS reforça importância da saúde nas empresas

O SESI Ceará, por meio do Centro de Inovação (CIS), encerrou hoje (31/8) a segunda edição do SESI Health Summit com balanço positivo de participações e dos temas debatidos em prol da saúde e segurança do trabalhador.

No segundo dia do SHS destaque para o caso de sucesso da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem – FIDI que mostrou o percurso e os desafios na gestão de saúde dos seus colaboradores. Foram apresentadas, por Cristiane Claro e Amanda Macena, as etapas da identificação do perfil de saúde dos colaboradores da FIDI feitas a partir de parceria com o Centro de Inovação do SESI Ceará. Ainda houve detalhamento do programa de qualidade de vida criado de forma customizada à realidade da própria Fundação.

Também foi apresentada a pesquisa “A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020”, estudo realizado pela professora Deborah Malta. E, o ponto aguardado do evento, o lançamento da Metodologia ARIS - Avaliação do Retorno sobre o Investimento em Saúde, apresentado pelo médico do trabalho e pesquisador do CIS, Dr. Cláudio Patrício. A metodologia serve para as empresas como ferramenta de inteligência, focada na delimitação do perfil de saúde dos funcionários e metas que permitam um retorno do investimento em programas de promoção da saúde.

“As empresas que desejam cuidar melhor da saúde do trabalhador fazendo uma gestão mais assertiva, baseada em indicadores de saúde e seus respectivos custos, podem encontrar na Metodologia Aris um aliado importante”, destaca o Dr. Cláudio Patrício, que explica que na metodologia contém uma ferramenta capaz de relacionar os indicadores aos custos com saúde.

Essa inicialmente foi desenvolvida para ser utilizada nos Estados Unidos, pela universidade de Johns Hopkins e IBM Truven Health Analytics, em uma parceria firmada ao longo dos últimos quatro anos e meio. E foi adaptada epidemiologicamente e culturalmente pelo Centro de Inovação do SESI Ceará e está disponível para auxiliar a indústria nesta gestão.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA