Sindmóveis vai executar seis projetos de impulso à competitividade do setor

Os associados do Sindicato das Indústrias do Mobiliário do Ceará (Sindmóveis) conheceram hoje (30/8) o cronograma de ações e projetos do sindicato até dezembro de 2022, período em que serão executados seis projetos para alavancar o setor. O Presidente do Sindmóveis, Osterno Júnior, junto com os consultores Charles França e Gustavo Fernandes, detalharam cada projeto, os prazos e os benefícios esperados. As ações acontecem em parceria com o Sebrae.

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, prestigiou o evento. Em sua fala, parabenizou o sindicato e o Presidente Osterno Júnior pela iniciativa. "Vejo essa proposta de qualificar os empresários como uma das mais importantes. É fundamental estar por dentro do planejamento tributário, conhecer as burocracias para pagar o justo e o correto em impostos", ressaltou. Ricardo Cavalcante reafirmou o compromisso da gestão da FIEC em apoiar os sindicatos filiados e as indústrias associadas.

"O objetivo desta iniciativa é elevar o nível de contribuição da entidade para o desenvolvimento do setor, levando maior qualificação às estruturas gerenciais na cadeia produtiva do mobiliário e gerando competitividade para as empresas do segmento", explicou Osterno Júnior. Além do ganho econômico-financeiro para o setor, de modo geral, as ações apresentadas têm grande potencial de ganho para a sociedade ao gerar oportunidades de trabalho em toda a extensão da cadeia de valor da indústria de móveis, acrescentou o líder do Sindmóveis.

O plano de execução das ações será realizado em duas etapas. A primeira contemplará ações prioritárias e preliminares à realização das demais. "Acreditamos na indústria do mobiliário. Este projeto inicia uma nova fase do relacionamento entre as empresas do setor e o sindicato", avaliou Osterno Júnior.

Os resultados esperados pelo projeto incluem aumento de produtividade (~30%), aumento da disponibilidade (~99%), redução de estoque em processo (~50%), aumento do giro de estoque (~70%), aumento do desempenho de entrega (97%), redução do Lead Time (~30%) e aumento do Full Kit (~99%).

Os consultores Charles França e Gustavo Fernandes tocarão os projetos do sindicato. Charles França é Professor Universitário; Consultor de Empresas com mais de 20 mil horas de atendimento nos mais diversos segmentos da indústria, do comércio e do setor de serviços; Sócio e fundador da Oikos Consultoria, empresa com mais de 14 anos no mercado de consultoria, com mais de 400 trabalhos corporativos, muitos dos quais por meio de instituições como Sebrae, Federação das Indústrias, Instituto Evaldo Lodi (IEL) e Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio Exterior.

Gustavo Fernandes é Engenheiro; Empresário; Professor; e Consultor com atendimentos nos mais diversos segmentos empresariais. É Fundador; CEO; e Diretor de Projetos da Flow Consulting, empresa de consultoria especializada na metodologia Theory Of Constraints (TOC), ou Teoria das Restrições, com foco na Gestão de Operações, Gestão de Estoque, Distribuição e Varejo.

Conheça melhor cada projeto:

Projeto 1: PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM GESTÃO E AUMENTO DE COMPETITIVIDADE NA INDÚSTRIA MOVELEIRA DO ESTADO DO CEARÁ (MÉTODO SLIM)

O Método SLIM é um programa de qualificação em gestão desenvolvido especificamente para o setor moveleiro e busca elevar o nível de eficácia do processo decisório, gerando ganhos de produtividade, competitividade e desempenho econômico-financeiro das empresas. A sigla é formada pelas letras iniciais do programa: “O Segredo da Lucratividade na Indústria Moveleira” – SLIM. A base do método é a aplicação de uma análise 360º contemplando: visão econômica, financeira, operacional e Teoria das Restrições.

Projeto 2: UGI ONLINE - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA UNIVERSIDADE DA GESTÃO INDUSTRIAL

A UGI Online - Universidade da Gestão Industrial é um projeto que tem como objetivo criar diferencial competitivo para empresas do setor, por meio da educação e do conhecimento. A iniciativa busca apoiar os empresários do segmento na modalidade de Educação à Distância (EaD). A ideia é capacitar os gestores e colaboradores para que possam resolver os gargalos nas atividades que acarretam prejuízos de eficiência operacional e
de desempenho econômico-financeiro. Neste projeto, serão disponibilizados cursos online através de uma plataforma digital desenvolvida especificamente para essa finalidade. As empresas terão a sua disposição um programa completo de capacitação em gestão focado nos cinco pilares da atividade empresarial: Finanças, Marketing, Gestão de Pessoas, Processos e Planejamento Estratégico.

Projeto 3: PRODUÇÃO DE 05 CURSOS ONLINE DE SUPORTE À IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM GESTÃO (MÉTODO SLIM)

O objetivo deste projeto é oferecer conteúdo complementar de suporte à implantação do Método SLIM de qualificação em gestão. Inicialmente, o intuito é disponibilizar cinco cursos com carga horária de 3 horas, focados na qualificação dos gestores nos conceitos do método SLIM. Os cursos deverão ser distribuídos no formato de aulas gravadas com material didático em PDF, planilhas e demais conteúdos instrucionais, através da plataforma digital do Sindmóveis. CURSO 1 - Gestão de Alto Desempenho na Indústria do Mobiliário; CURSO 2 - Gestão do Fluxo de Caixa e Conciliação Bancária; CURSO 3 - Descomplicando a DRE; CURSO 4 - Teoria das Restrições Aplicada ao Setor Moveleiro; CURSO 5 - Marketing Digital e Automação do Processo de Vendas na Indústria de Móveis.


Projeto 4: IMPLANTAÇÃO DO BI PARA ACOMPANHAMENTO DOS INDICADORES DE DESEMPENHO DO SETOR

O objetivo deste projeto é elevar o nível de competitividade das empresas do segmento por meio de informações úteis e confiáveis sobre o desempenho do setor. Com a base de dados gerada pelo BI é possível produzir uma radiografia completa sobre o desempenho médio do setor em todos os indicadores, desde a liquidez geral até o ponto de equilíbrio, a partir de visões econômica, financeira e operacional.

Projeto 5: CRIAÇÃO DO PORTAL WEB DE SOLUÇÕES E NOTÍCIAS DO SINDMÓVEIS

O objetivo é aproximar as empresas que atuam no setor das várias soluções disponibilizadas pela entidade por meio de um portal de notícias e conteúdo na internet, incluindo o acesso via menu à plataforma EaD de cursos e treinamentos.

Projeto 6: DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE CENÁRIOS PARA AS EMPRESAS DO SETOR

Este projeto visa desenvolver e aplicar uma ferramenta de modelagem específica para o setor de móveis, como forma de construir cenários internos nas empresas e estabelecer objetivos e metas mais assertivos. Esse tipo de recurso é considerado como fundamental para projetos de expansão, implementação e melhoria de desempenho das empresas.



 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA