Projeto Rastum, do Observatório da FIEC, é finalista de premiação internacional

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Projeto Rastum, do Observatório da Indústria, ficou entre os três finalistas do Tuna Awards, premiação internacional que acontece na Espanha.

O projeto foi desenvolvido a partir de edital lançado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
O Projeto é desenvolvido por uma rede de parceiros: Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca no Estado do Ceará (Sindfrio); Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto de Ciências do Mar (Labomar).

"A seleção do projeto de rastreabilidade, como um dos finalistas na premiação internacional para inovação na cadeia produtiva do Atum, engrandece um trabalho idealizado e implantado em rede, mostrando a capacidade da ABDI e do Observatório da Indústria do Sistema FIEC em sua atuação como elo integrador entre a indústria e a academia, fortalecendo a competitividade de nossas empresas e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Ceará e do País”, declarou Guilherme Muchale, Gerente do Observatório da Indústria da FIEC.

O RASTUM demonstra que a transformação digital é a alavanca essencial para o aumento de produtividade e de competitividade da cadeia produtiva da pesca.  A afirmação é da Gerente da Unidade de Transformação Digital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Adryelle Pedrosa. O projeto é um dos três finalistas da categoria Transition 4.0 do Tuna Awards, premiação internacional que acontece na Espanha, no dia 13 de setembro deste ano.

Para Adryelle, “o reconhecimento internacional obtido celebra o grau de inovação do projeto e sua relevância não só para o ecossistema pesqueiro do Ceará, mas do mundo”. A premiação tem como objetivo destacar os esforços do setor na digitalização e na sustentabilidade, além de premiar empresas e iniciativas inovadoras.  Ao todo, foram selecionados seis projetos relacionados com o atum que têm foco em inovação, nas categorias “Sustentabilidade” e “Transição 4.0”.

Conheça o prêmio

A ANFACO-CECOPESCA organiza, em colaboração com o Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha, a primeira edição do Tuna Awards, um prêmio bienal voltado às inovações na indústria internacional do atum.

A premiação tem como objetivo destacar os esforços do setor na digitalização e na sustentabilidade, além de premiar empresas e iniciativas inovadoras.  Ao todo, a premiação selecionou seis projetos relacionados com o atum que têm foco em inovação, nas categorias “Sustentabilidade” e “Transição 4.0”.

Um projeto, de cada categoria, será o vencedor e terá reconhecimento global, além da divulgação e apoio dos organizadores. A cerimônia de premiação será realizada no dia 13 de setembro de 2021, em Vigo (Espanha), coincidindo com a Conferência Tuna X Mundial.

Projeto Rastum

O projeto Rastum promove o rastreamento da cadeia do atum, impactando digitalmente do pescador à comercialização de produtos. A atividade visa a celeridade da coleta de informações na ponta, inseridas pelo próprio pescador, dados sobre as espécies capturadas, geolocalização das embarcações, volume das pescarias entre outros.
O projeto aprovado em 1°lugar em edital lançado pela ABDI, dentro do programa Digital.br, visa promover processos de transformação digital em empresas na região Nordeste.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA