FIEC celebra 70 anos e realiza entrega da Medalha do Mérito Industrial

A noite desta quinta-feira, 26/08, foi especialmente dedicada à celebração da força do trabalho e ao reconhecimento de industriais que fazem a diferença em nosso Estado. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, reuniu empresários e personalidades no La Maison para entregar a Medalha do Mérito Industrial aos industriais Aluísio da Silva Ramalho (Ramalho Têxtil) e Cláudio Sidrim Targino (Grupo Colonial). O evento conta com o patrocínio do SESI Ceará e SENAI Ceará.

De acordo com o presidente da FIEC, reconhecer industriais que contribuem para o desenvolvimento do Ceará é mais do que necessário.

“Hoje é um momento muito especial para a Federação das Indústrias do Ceará, estamos entregando as medalhas do Mérito Industrial 2019, de dois grandes industriais. Pessoas que se dedicaram muito à Federação e que são empresários de sucesso, cada um no seu ramo de atuação. Homens que que sempre trabalharam muito e dignificam a indústria cearense”, ressaltou Ricardo Cavalcante.

O empresário Aluísio Ramalho agradeceu a homenagem e se disse muito feliz por entrar no rol dos homenageados com a comenda. “Gostaria de agradecer pelo privilégio de receber essa homenagem e fico muito honrado com tal agradecimento, essa é uma noite muito especial e estou profundamente grato. Dedico também essa medalha ao meu querido pai, Pedro Ramalho”, disse Aluísio da Silva Ramalho.

Já o industrial Cláudio Sidrim também ressaltou a emoção em receber a mais alta honraria concedida pela FIEC. “Já faço parte da Federação das Indústrias há mais de quatro décadas, e estou extremamente feliz com essa homenagem hoje. O mérito é do nosso trabalho e da empresa, pelo sucesso, pela longevidade dela. Para mim, é uma alegria ainda maior, porque meu pai também já foi homenageado com a medalha do mérito industrial, e agora eu estarei ao lado dele na galeria. Essa homenagem divido com todos os meus irmãos”, afirmou.
 
Ainda durante o evento, o Presidente Ricardo Cavalcante lançou o livro que faz o resgate dos 70 anos da FIEC. “Hoje estamos lançando o livro “FIEC 70 ANOS”, que traz a história da nossa Federação narrada sob a ótica da atuação de valorosos líderes, os seus presidentes. Esse livro era um desejo que eu tinha de registrar e compartilhar as histórias que tanto me ensinaram. Eu queria que as gerações atuais e futuras pudessem conhecer e compreender o valor das pessoas na criação e implantação das ideias que movem as instituições, dinamizam a economia, transformam a realidade e contribuem para melhorar as suas vidas e as dos outros”, disse o Presidente.

A entrega da Medalha do Mérito Industrial segue nos dias 2 e 9/09, quando serão agraciados os industriais Luiz Prata Girão (Grupo Betânia), Ivan Bezerra Filho (Têxtil Bezerra de Menezes), Igor Queiroz Barroso (Grupo Edson Queiroz) e Pio Rodrigues Neto (Grupo C. Rolim).

Conheça os agraciados do dia 26/08

Aluísio da Silva Ramalho

“Seu Pedro” Ramalho, homem de negócios, abriu comércio de redes na cidade de Fortaleza em 1944. A prosperidade no ramo o levou, além da venda, também à fabricação. Entre os herdeiros, o filho Aluísio Ramalho deu prosseguimento aos negócios.

O tino comercial de Aluísio Ramalho foi responsável por desbravar este importante mercado consumidor para a Ramalho Têxtil há mais de quarenta anos. Ousado, ele realizou a primeira exportação de redes do Ceará para a Europa na década de 70. Hoje a empresa exporta para grande parte da Europa, Estados Unidos e Canadá e para países da Ásia, como Japão e Rússia.

No Brasil, as redes ‘Denaná’ chegam a todos os estados por meio da venda direta pelo comércio eletrônico. Assim, a Ramalho Têxtil leva sua missão de “difundir e preservar a tradição da rede de descanso no Brasil e no mundo”.

Cláudio Sidrim Targino
Cláudio Sidrim Targino é o principal sócio e diretor da marca de cachaça Colonial. Formado em Ciências Contábeis, iniciou a vida profissional aos 16 anos, como office boy na empresa A.Targino, do seu pai, fundada em 1923.

De 1986 a 1992, foi Presidente do Sindicato das Indústrias de Águas, Cervejas e Bebidas em Geral no Estado do Ceará (Sindbebidas). Em 2010, assumiu a presidência, mais uma vez, por mais dois anos.

Na Federação das Indústrias do Estado do Ceará, ocupou o cargo de Diretor Secretário. Atualmente, faz parte do quadro de Delegados das Atividades Industriais junto ao Conselho Regional do SESI Ceará.

Sobre a Medalha do Mérito Industrial

A FIEC instituiu a Medalha do Mérito Industrial por meio da Resolução no 01 de 16 de maio de 1974. A comenda é concedida a empresários e outras personalidades com atuação marcante no impulso das atividades fabris e no desenvolvimento econômico do Ceará.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA