FIEC/SENAI e Enel inauguram Centro de Treinamento em Sobral

A Enel Distribuição Ceará e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) inauguraram hoje pela manhã (25/8) o novo Centro de Treinamento para eletricistas na cidade de Sobral. A solenidade foi realizada na sede do SESI e SENAI, onde foi apresentada a estrutura do equipamento, que auxiliará na capacitação de eletricistas da distribuidora e de empresas parceiras e também promoverá a formação de novos profissionais.

"É com muita alegria que a FIEC, por meio do SENAI, inaugura nas instalações do SENAI Sobral um Centro de Treinamento para eletricistas. Serão ministrados vários cursos com o objetivo de qualificar pessoas na área de energia, principalmente em geração, transmissão e distribuição. Ganha a zona norte e a sociedade cearense. Essa parceria é extremamente importante e salutar", afirma o Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda.

A Presidente da Enel Distribuição Ceará destacou a eficiência e a qualidade da capacitação do SENAI Ceará. "É com muito orgulho que estamos inaugurando hoje o Centro de Treinamento. Em setembro, vamos inaugurar um CT em Juazeiro do Norte e ainda este ano, vamos inaugurar também na Barra do Ceará, em Fortaleza. Essa parceria, cada vez mais, se fortalece", detalhou.

A estrutura foi toda construída pensando na necessidade de mão de obra mais especializada para atender à crescente demanda na área. O Centro de Treinamento de Sobral conta com rede aérea de baixa e média tensão, totalizando 128 metros de estrutura em uma área de 250 metros quadrados, 69 KVA de potência instalada e 21 postes.

Para o Diretor de Operação e Infraestrutura da Enel Ceará, Charles de Capdeville, a parceria é fundamental para a formação de eletricistas qualificados para o mercadon de trabalho. "O SENAI tem expertise em Educação. Essa junção é um ganha-ganha para a sociedade cearense e para os profissionais que vão atuar no setor de energia elétrica", destacou. O presidente do Sindienergia e da empresa B&Q, Luis Carlos Queiroz, garantiu que a B&Q deve contratar a formação das primeiras turmas no novo CT.

Participaram da solenidade colaboradores da Enel e do SENAI Ceará. Também esteve presente o Diretor Regional da FIEC de Sobral, Fernando Ibiapina.

Fortaleza e Juazeiro do Norte
Além do Centro de Treinamento de Sobral, estão em fase final de execução outros dois equipamentos, localizados em Juazeiro do Norte e em Fortaleza, também em parceria com o SENAI.

Em Juazeiro do Norte, o Centro de Treinamento terá uma estrutura similar ao já construído em Sobral e também será aproveitado para a capacitação de eletricistas e formação de novos profissionais.

Já em Fortaleza, o Centro de Treinamento da Barra do Ceará está sendo completamente modernizado e contará com uma rede completa, com toda cadeia de distribuição de energia, desde a alta tensão até os medidores, inspirado no Centro de Treinamento Enel de L’Aquila, na Itália. Serão instalados também dispositivos mais modernos que permitirão a análise e o estudo dos diferentes tipos de redes, equipamentos telecontrolados, além de uma sala de realidade virtual em 3D.

Os centros vão formar profissionais mais especializados para realizar instalação, construção, operação e manutenção de redes com as novas tecnologias que já estão sendo instaladas pelo grupo Enel em todo o Brasil.  A construção e reforma de cinco subestações nos municípios de Ibiapina, Granja, Jaguaruana, Paracuru e Itarema também são grandes destaques do ano. As obras vão beneficiar, ao todo, cerca de 150 mil clientes das regiões.

Capacitação de jovens em Sobral
Representando o Prefeito Ivo Gomes, a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), Sandra Arcanjo, elogiou a parceria do SENAI com a Enel e afirmou que a instituição promove capacitação de muita qualidade e sempre alinhada com as demandas do mercado de trabalho. "Está em fase final de elaboração um novo termo de cooperação técnica com o SENAI Ceará para qualificação de jovens do município para o mercado de trabalho, em vários segmentos industriais", informou.

      

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA