ABGD e Huawei promovem capacitação gratuita em instalação de sistemas fotovoltaicos

Desde ontem (23/8) a unidade móvel “Road Show HUAWEI Solar”, projeto da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) em parceria com a HUAWEI e com apoio de outras empresas do mercado de energia solar, promove curso gratuito sobre instalação de sistemas fotovoltaicos em Fortaleza. Ontem (23/8), foram capacitadas 16 pessoas. O curso também ocorre hoje, de manhã e a tarde, na Rua Florêncio de Alencar, 900, na Barra do Ceará.

O projeto estará em mais de 50 cidades, até janeiro de 2022. O “Road Show HUAWEI Solar” é um veículo totalmente adaptado, equipado com energia solar. Trata-se de um sistema de microgeração distribuída on-grid e off-grid real que possui estrutura de sala de aula, espaço para workshops e uma casa com cozinha e lavanderia funcionais alimentadas por energia solar.

Energia solar significa maior capacidade de produção, energia limpa 24h, custos otimizados, inteligência, eficiência e segurança – essa é a mensagem que a Huawei e a ABGD querem levar a todas as paradas do Road Show e oferecer uma experiência imersiva ao público visitante. Na casa cenário, o participante pode ver de perto a solução fotovoltaica inteligente da Huawei para residências, que garante 24 horas de energia limpa, estável, mais barata e sem impactar na rotina e qualidade de vida de seus moradores.

São três os objetivos do projeto: conscientizar a população sobre a importância de usar fontes renováveis para a geração de energia; qualificar profissionais interessados na instalação de sistemas fotovoltaicos e levar conhecimento para regiões de difícil acesso.

O projeto vai beneficiar cerca de 40 pessoas, em Fortaleza. Com carga horária de 4 horas, o curso oferece conteúdo programático que inclui noções básicas de regulamentação de geração distribuída de energia elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas. Além dos aspectos técnicos, o curso abordará também as diversas etapas do processo de comercialização de sistemas fotovoltaicos e promoverá o empreendedorismo.

De acordo o coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, essa ação conjunta é muito importante e relevante. "Além de propiciar capacitação em cursos gratuitos também propicia disseminação de conhecimento em energia fotovoltaica e em geração distribuída. É uma oportunidade que o próprio consumidor tem de gerar sua própria energia propiciando redução de custos para si mesmo, competitividade para empresas e melhor condição ambiental", afirma Rolim.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA