Dana Nunes defende importância do estágio em artigo publicado no jornal O Povo

O jornal O Povo publicou nesta sexta-feira (20/08) artigo da superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), Dana Nunes. Intitulado "Primeiros passos rumo a uma jornada de sucesso", o texto defende a importância do estágio na formação dos jovens e dos programas de estágio para a inovação nas empresas. Confira o artigo a seguir: 

Primeiros passos rumo à uma jornada de sucesso

O início da carreira profissional costuma ser permeado por diversos sonhos, mas também por insegurança, dúvidas e muitos desafios. A falta de experiência é uma das principais  dificuldades inerentes a esse momento e, nesse contexto, o estágio desponta como um dos mais importantes mecanismos de inserção do jovem no mercado de trabalho. Ele é o primeiro passo para a construção de uma jornada profissional de sucesso.

O estágio é essencial tanto para a empresa que proporciona essa experiência como para o próprio estagiário, pois existe uma troca mútua e enriquecedora. A vivência do estágio permite que o jovem experimente diferentes possibilidades dentro das empresas e amplie os seus horizontes. É assim que os jovens aumentam suas chances de, chegado o fim do curso superior ou técnico, conseguir uma vaga de emprego efetivo. 

Quando a empresa se propõe a abrir espaço para pessoas que estão iniciando sua vida profissional, estão também ajudando a moldar profissionais que podem vir a integrar seus times em um futuro próximo, trazendo resultados concretos. Os jovens têm muito a contribuir com novas ideias para o aprimoramento do negócio e com o processo de inovação.

Por todas essas vantagens, é urgente que as empresas comecem a fortalecer e valorizar jovens talentos por meio de programas de estágio e que se aproximem cada vez mais das instituições de ensino em que esses jovens estão inseridos.

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), atua nesse sentido como parceiro das empresas. Temos a experiência de 50 anos integrando empresas e instituições de ensino, mas vamos além, com o uso de gamificação nos processos de seleção e uma ampla gama de orientações de carreira visando o desenvolvimento profissional desses jovens. 

Com o impulso do IEL, a experiência de estagiar se torna única. Cabe às empresas, aos próprios jovens e a todos nós a missão de reafirmar, sempre, o caráter fundamental do estágio e os inúmeros benefícios trazidos por essa modalidade para toda a sociedade. Que possamos, nesse momento de retomada econômica, abrir cada vez mais as portas das nossas empresas para esses jovens talentos.

Dana Nunes
Superintendente do IEL Ceará

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA