Jornada IEL de Estágio apresenta trajetórias de sucesso para inspirar jovens em início de carreira

Com workshop, palestra e oficina, a Jornada IEL do Estagiário segue sua programação nesta quinta-feira (19/8). A consultora em RH Fernanda Palhano abriu o segundo dia do evento com um workshop sobre LinkedIn e em seguida a coordenadora de Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Alina Sales, falou sobre as competências necessárias no mundo BANI. Por fim, o head do Hub de Inovação do IEL Ceará conduziu uma oficina sobre gamificação. A programação segue nesta sexta-feira (20/8) com diversas atividades. Inscreva-se gratuitamente AQUI.

A Jornada teve início ontem (18/8), Dia do Estagiário, com um bate-papo inspirador sobre trajetórias de sucesso traçadas a partir da experiência do estágio. A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, e o CEO da Oficineira Engenharia, Patrick Callou, contaram como foi o início da carreira, os desafios, as conquistas e como chegaram até onde chegaram, dando dicas de como se comportar e do que fazer para ascender profissionalmente.   

"Uma coisa que eu sempre recomendo é que o jovem entenda qual a missão e o propósito da instituição até para perceber se vai ao encontro ao seu propósito pessoal e profissional. Isso fez muita diferença e continua fazendo na minha trajetória. Do início para cá, foram muitos aprendizados, muita dedicação e muita doação. Faz parte do nosso desenvolvimento nos doarmos. Tem momentos que a gente deixa de estar com quem a gente ama para estudar. Mas vale muito a pena. É algo que ninguém nunca tira de nós. A gente não pode nunca desistir. A qualificação constante também faz a grande diferença", ensinou a superintendente.

Patrick Callou, por sua vez, destacou a importância do otimismo e de "não ouvir as vozes que dizem que você não pode ir além". Ele contou que começou a fazer faculdade de Engenharia Mecânica em 2006, pois era apaixonado por carro e tinha o sonho de trabalhar em uma grande montadora. Começou a estagiar em uma empresa de robótica e pelo seu desempenho conquistou o terceiro lugar nacional no Prêmio IEL de Estágio. Depois do prêmio, trabalhou em quatro empresas diferentes, incluindo uma montadora, e hoje tem sua própria empresa de engenharia.

"A partir do momento que você se entrega às dificuldades você só vai enxergar a dificuldade na sua vida. Quando você consegue olhar pra dificuldade e entender que existe algo depois daquilo, que pode ser gratificante e pode até ser que não seja, mas só vai existir se você correr atrás. A oportunidade só existe para quem está preparado", frisou.

A Jornada IEL de Estágio foi pensada para contribuir com aqueles que estão em busca de um estágio ou para quem já está estagiando e quer aproveitar ainda mais a oportunidade. O evento é totalmente gratuito e destinado a estudantes de nível médio, técnico e superior. A programação conta com palestras, oficinas, talk show e sorteio de brindes e de cursos de curta duração. O evento acontece no formato híbrido, com vagas limitadas no presencial e transmissão pelo Instagram (@ielceara).  O objetivo da Jornada é proporcionar aos participantes momentos de reflexão e desenvolvimento, com ênfase em temáticas atuais e relevantes para o mercado de trabalho cearense.

Programação Jornada IEL de Estágio
Dia 20/8
9h – Oficina: Gestão de Projetos
Ministrada por: Rodrigo Oliveira
Especialista de Inteligência Competitiva
Inovação e Pesquisa – IEL Ceará
Diretor de Educação e Certificação da PMI Ceará Chapter

10h – Palestra: Hard e Soft Skills
Palestrante: Flávia Ibiapina
Psicóloga, Empreendedora. Atua como consultora em desenvolvimento humano com mais de 6 anos de experiência em implantação de RH, desenvolvimento de equipes, coaching de liderança, mentoria de carreira.

14h –  Uma carreira de sucesso partindo do Estágio – Bate-papo com Demétrio Macêdo
Coordenador do Núcleo de Projetos Especiais do Sistema FIEC
Administrador e Especialista em Estratégia e Gestão Empresarial, ambos pela UECE.

16h - Happy hour e sorteio de brindes

  

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA