Setor da Panificação Cearense lança campanha “Pão é Nutrição”

O setor da Panificação Cearense, união entre o Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará (Sindpan), a Associação Cearense da Indústria de Panificação (ACIP) e a Central de Negócios da Panificação Cearense (Rede Pão), lança no dia 12 de agosto a campanha “Pão é Nutrição”, com apoio do SESI Ceará, que vai de 16 de agosto a 16 de outubro, em comemoração ao Dia Mundial do Pão.

O intuito é destacar que o pão é um alimento nutritivo e saudável e informar seus benefícios nutricionais e, ainda, incentivar o consumo de uma forma consciente. Além de desmistificar que ele é o vilão das dietas, abordar temas como intolerância e sensibilidade ao glúten e resgatar as vendas em todo o Brasil.

No lançamento virtual para todo país haverá rodada de negócios entre nutricionistas, professores e mestres de cozinha para disseminar informações nutricionais e sobre o consumo para os associados, fornecedores e interessados no setor da panificação. No período da campanha os participantes também poderão conhecer produtos e receitas, serviços, tecnologia e equipamentos. Todo conteúdo pode ser acessado pelo site.

De acordo com o presidente do Sindpan,  ngelo Nunes, algumas ações a favor do pão vêm sendo feitas nas mídias digitais com retorno positivo. “Seguimos apostando no setor e sabemos que a campanha "Pão é Nutrição” é fundamental para esclarecer muitas dúvidas dos nossos clientes e interessados no segmento. Dessa forma podemos resgatar as vendas do tão querido pãozinho nas padarias", declara.

Nutrição

Para a nutricionista do SESI Ceará, Aline Faheina, o pão, assim como qualquer outro alimento tem suas calorias, porém, não é considerado hipercalórico e nem o responsável pelo aumento do peso. “É preciso avaliar vários fatores pelo qual o indivíduo pode estar aumentando de peso, como por exemplo, o sedentarismo. Outro fator importante a ser observado nessas calorias a mais é o recheio utilizado nos pães. Molhos ricos em gorduras, manteigas, margarina, geleias ricas em açucares aumentam muito seu valor calórico”, alerta a especialista.

Segundo Faheina, o pão é um alimento muito versátil e apropriado para vários momentos do dia. Ele integra o café da manhã, lanches rápidos, almoço ou jantar. As farinhas integrais regulam nosso intestino por terem fibras resistentes a digestão que aumentam a limpeza no cólon e no reto, prevenindo doenças como a constipação.

“As fibras são uma grande aliada para manter um controle glicêmico, auxiliando os níveis de glicemia no sangre deixando os índices normais. E para quem quer eliminar aqueles quilinhos, as fibras contribuem para aumentar o metabolismo e deixando uma sensação de saciedade maior. Além disso, são ricas em vitaminas e minerais que contribuem para nossa imunidade, e se você acrescentar quinoa e linhaça, que possuem magnésio, vitaminas do complexo B, ferro, potássio e aveia pode ajudar na redução do colesterol ruim, o LDL. Já as chias são ricas em gorduras do bem, como ômega 3 e 6, são antioxidantes.  Juntas as fibras e as proteínas atuam evitando doenças cardiovasculares”, revela a nutricionista.

A dica da especialista é consumir o pão com proteínas magras como queijos brancos, pasta de soja, requeijão light, ovos cozidos, peito de frango desfiado ou atum e não esquecer de acrescentar salada, tomate, alface e pepino. A recomendação de fibras diárias é de 35 gramas.

Nas clínicas do SESI Ceará é possível realizar exames para identificar possíveis intolerância ou sensibilidade ao glúten e consulta com nutricionistas qualificadas para todos os tipos de dietas. Mais informações sobre valores acessíveis e unidades de realização pelo site https://www.sesi-ce.org.br/ ou telefone (85) 4009.6300.

Números e curiosidades
- Padarias no Ceará: 3.275 mil
- Consumo de pão por pessoa Brasil: 35 quilos ao ano.
- Faturamento do setor no Brasil em 2020: R$ 91,94 bilhões.  
- Faturamento com a produção própria ainda é o fator que puxa o crescimento do setor.
- Destaque para o crescimento dos produtos de revenda durante a pandemia em 88,89% das empresas pesquisadas no Brasil
- O pão francês é o principal produto das padarias, mesmo com todas as inovações e diversificação do mix de produtos e serviços. 
- De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) o consumo de trigo no Brasil se manteve dentro dos 12 milhões de toneladas em 2020 e aumentou o seu valor de venda.
Fonte: Sindpan

Serviço:
Live de Lançamento campanha “Pão é Nutrição”
Data: 12 de agosto.
Local: Youtube Panificação Cearense
Horário: 19h às 21h
Convidados: nutricionistas Pedro Wilson e Aline Faheina (SESI-CE); professor do segmento Dorasilva Ferreira; presidente Sindpan  ngelo Nunes; superintendente do SESI Ceará Veridiana Soárez; e presidente da ABIP Paulo Menegueli.
Mais informações: (85) 3224-4500 Sindpan

Informações à imprensa:
Carol Kossling
mckossling@sfiec.com.br
16 99334-4762.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA