SESI Ceará celebra Dia do Estudante com cases de transformação de vidas

Hoje (11/8) é celebrado em todo país o Dia do Estudante. Para destacar essa importante fase da vida, o SESI Ceará conversou com dois alunos da Escola SESI Senai e, ainda, com a coordenadora da entidade.

Cursando o Ensino Médio, 1° ano de mecânica, o aluno Victor Hugo Serra Azul de Castro ingressou no SESI no ano passado e se surpreendeu logo nas primeiras semanas de aula. “Vi um ensino totalmente diferenciado e inovador. Com professores super atenciosos e passando um conhecimento dinâmico e interativo, o que fez eu e os meus amigos gostarem de todas as matérias, até às mais puxadas como matemática e física”, conta.

Mas o que mais despertou sua atenção foi a robótica, que estava presente tanto na grade de aulas como também na formação de equipes. “Como sempre me interessei por robótica, eletrônica, informática e tudo sobre tecnologia o SESI abriu portas e me deu oportunidades que jamais imaginaria encontrar no Ensino Fundamental”, avalia o estudante.

Com dedicação máxima nas aulas de robótica, Victor Hugo conseguiu passar nas seleções da equipe de robótica e foi direcionado para a competição F1 in Schools (Fórmula 1 nas escolas). “2020 foi o primeiro ano da competição F1 no SESI e eu tive o prazer de fazer parte da primeira equipe e ser o primeiro líder e gestor de projetos”, comemora, contando que a F1 in Schools quer trazer o espírito de equipe e todo o empreendedorismo que existe nas equipes de Fórmula 1.  Como por exemplo a Ferrari, que é uma empresa, uma escuderia. O desafio era criar uma empresa que o produto seria um carro de poliuretano totalmente produzido e montado pela equipe que seria o produto de divulgação para conseguirem patrocínios para o fardamento e o estande.

Com essa fonte de inspiração, o aluno pretende seguir a área de engenharia mecânica automotiva com ligações para mecatrônica e automação. “Desde pequeno quando vi essa área me apaixonei e por isso a oportunidade de entrar na equipe de robótica pra mim foi a melhor e a mais importante, pois trata da mesma área em que eu quero me formar e seguir minha carreira profissional”, detalha.

Novas experiências

Danilo Holanda Marques, estudante do 9º ano, conta que entrou no SESI ano passado, mas que já sabia da evolução das aulas na escola por alguns amigos. Ele gosta muito de estudar português e matemática, mas com a entrada na escola tomou gosto também pela robótica.

“Em matemática sempre tive domínio e pensava um pouco na frente de outros, por conta disso fui evoluindo bem rápido e gostando dessa matéria. No caso do português eu sempre gostei muito de falar e nunca tive muita vergonha por conta disso sempre fui muito bom com palavras e apenas desenvolvi isso com o português”, comenta o aluno que pretende seguir alguma profissão na área de comunicações.

O estudante comenta que sente uma grande diferença ao entrar na Escola SESI SENAI tanto na questão da estrutura, pois nunca teve em uma escola tão desenvolvida, quanto na questão do ensino. “Outra coisa que chama muita atenção que eu não tinha acesso na minha antiga escola são os laboratórios de ciências/química, robótica, matemática, sala google etc. A Escola SESI SENAI também é uma escola com cursos profissionalizantes o que traz um bom desenvolvimento para o estudante”, detalha.

Fase importante

A coordenado pedagógica do Ensino Fundamental anos finais, Lia Mont´Alverne Barreto Lima, afirma que os estudantes da Escola SESI SENAI assumem um papel de grande relevância no ensino, pois são a força motriz e transformadora de todo sistema educacional aliado ao protagonismo desenvolvido dentro da escola.

“Nesta fase na escola é que se adquire os conhecimentos acerca do mundo, construindo assim, os repertórios intelectual e acadêmico no âmbito cognitivo, ensinando a conviver em sociedade sem deixar em segundo plano as experiências emocionais”, salienta a profissional.


Assim, a escola não é só o lugar onde se aprende as disciplinas curriculares, mas sim, um espaço para se encontra os amigos, se divertir e, sobretudo, experimentar as possibilidades que a vida lhe apresenta. “É na escola que são estimuladas as habilidades e as potencialidades de crianças e jovens favorecendo para se desenvolverem no âmbito pessoal, social e acadêmico tão importantes para vida de nossos estudantes”, conclui.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA