Ricardo Cavalcante prestigia inauguração de Usina Solar e de Projeto de Reflorestamento do Grupo Jacaúna

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, prestigiou a inauguração da Usina Solar e do Projeto de Reflorestamento do Grupo Jacaúna, que aconteceu nesta terça-feira (10/08) na cidade de Marco. A solenidade foi promovida pelo Prefeito local, Roger Aguiar, e o Deputado Rogério Aguiar, proprietários do Grupo Jacaúna, e contou com as presenças do Governador Camilo Santana; do Senador Cid Gomes; do Presidente da Assembleia, Evandro Leitão; do Presidente do Sindmóveis, Júnior Osterno; do Presidente do Sindserrarias, Agostinho Alcântra; de Dinalvo  Diniz, Presidente do SINCONPE; de Chico Esteves, Diretor Administrativo da FIEC; e Edgar Gadelha, Diretor Financeiro da FIEC.

“Hoje é um momento muito importante para a indústria cearense. A Cidade de Marco é uma referência moveleira para o estado e vemos aqui algo impressionante, um oásis dentro do estado do Ceará. Uma empresa nacional com mais de 1.600 colaboradores, trabalhando na área da inovação, tecnologia e design. A inauguração dessa planta de energia solar, além da área de reflorestamento de mais de mil hectares, é um exemplo para o futuro”, destacou Ricardo Cavalcante, que contou ter ficado impressionado com os novos projetos.

A primeira usina solar do Grupo Jacauna Móveis conta com 2,2 Mw (megawatts) de energia, gerando 1,8 Mw de energia solar abundante e não poluente. Desta forma, o parque fabril do grupo deixará de consumir cerca de 90% de energia gerada de fontes tradicionais, como a hidráulica que, principalmente no Nordeste, utilizada água que poderia ter outros fins como agricultura e consumo humano; entre outras fontes geradoras como carvão mineral (termelétrica) e óleo diesel (usinas térmicas) que são bastante poluentes.

Já a inauguração da segunda fase do projeto de reflorestamento privado possibilitará que a indústria Jacaúna, daqui há dez anos, seja abastecida com sua própria madeira, que além de usada para seu consumo, também será comercializada no mercado interno e para exportação. O plantio engloba a recuperação de áreas de mata nativa, gerando abrigo e alimento para cerca de mais de 40 espécies de animais, como também captura da atmosfera de cerca de 200 toneladas de gás carbônico por hectare. A primeira fase do reflorestamento se estende a 1 mil hectares, e a segunda fase com mais 1 mil hectares. A ideia é chegar a 5 mil hectares de reflorestamento na região.

“Nós da Jacaúna comemoramos as inaugurações de hoje. Com elas, ganham todos. As famílias, os comércios e serviços. Aqui produzimos bens de consumo e, para nós, é uma grande satisfação esse momento que contribui para o crescimento econômico da região“, declarou o Prefeito e Empresário Roger Aguiar, que informou que o grupo é considerado o maior polo moveleiro do norte e nordeste brasileiro.

Presente no evento, o Senador Cid Gomes compartilhou suas impressões. “Esse é um exemplo para o Ceará. A Jacaúna está presente em 20 estados, fabrica móveis de qualidade e, hoje, começa ela mesmo a reflorestar e produzir a sua matéria prima principal que é a madeira. Já o parque de energia solar irá gerar toda a energia necessária para seu funcionamento a partir da geração desse parque".

Já Camilo Santana aproveitou para parabenizar os empreendedores cearenses. “A Jacaúna é uma empresa genuinamente cearense presente em quase todos os estados da federação, e inova hoje na área da sustentabilidade. Primeiro com a energia solar. Depois com o reflorestamento. Temos aqui uma contribuição ao meio ambiente, à natureza, ao futuro, à sustentabilidade. Quero aqui registrar nosso orgulho de ter empreendedores cearenses como vocês”, completou.

Pioneirismo

De acordo com o Presidente do Sindmóveis, Júnior Osterno, a ação de reflorestamento de eucalipto teve início com projeto pioneiro ao qual a FIEC também é parceira. “Essa entrega de hoje começou em 2009, quando a FIEC, nosso Sindicato, a Embrapa e o Governo do Estado iniciaram um projeto piloto para descobrir qual espécie mais se adaptava à região, onde de 40 espécies foram escolhidas oito, sendo uma delas o eucalipto. A Jacaúna começou esse projeto há dois anos e com ele vai chegar a 5 mil hectares plantados. Esse é um momento de redenção para nós “, disse

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA