SIMEC apresenta benefícios da Central de Negócios para associados

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Eletríco do Ceára (Simec) realizou, nesta segunda-feira, 9/8, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), reunião mensal de associados, em formato híbrido. A pauta incluiu informes gerais e palestras.

Com apoio do Sebrae, o consultor Jack Schaumann ministrou a palestra "Ambiente de cooperação impulsionam as empresas a serem mais competitivas". Em sua fala, ele trouxe explicações detalhadas sobre como se constituem, as principais características e os desafios das Centrais de Negócios.

O tempo total de implantação de uma Central de Negócios é um ano, dividido em quatro ciclos de três meses, cada. O objetivo principal, de acordo com Schaumann, é perceber e aproveitar oportunidades de negócios no setor e impulsionar vantagens competitivas e promover o crescimento sustentável das empresas associadas. "As centrais buscam criar um ambiente de cooperação. O primeiro passo é trabalhar comportamentos. É essencial ter confiança uns nos outros, trabalhar a coletividade, com a metodologia certa, baseada em cultura da cooperação e associativismo empresarial", explicou.

Por meio da Central, é possível promover feiras e missões técnicas, negociação com fornecedores de produtos e serviços, ações de marketing, produção em conjunto, logística coletiva, e-commerce conjunto, benchmarking entre empresas e centro de distribuição, entre outras possibilidades.

Ele citou exemplos de Centrais de Negócios com ótimos resultados e já estabelecidas no Sindquímica (Rede Multiquímica), Sindpan (Rede Pão), Sindilacticínios (Rede Lácteos) e Simagran (Rede Rochas). O SIMEC já tem uma Rede estruturada na Região Jaguaribe.

O Presidente do SIMEC, Sampaio Filho, afirmou que a intenção do sindicato é ampliar os negócios e os conhecimentos dos empresários, apoiando as empresas no aumento da competitividade.

Pautas da reunião
A consultora do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), Roseanne Pimentel, apresentou a Plataforma Digital SIMEC, em implantação no sindicato, cujo intuito é disponibilizar serviços que agreguem valor ao sindicato e associados. Por meio da plataforma, é possível oferecer capacitação, parcerias, convênios, data room, oportunidades de negócio, central de compras, soluções financeiras e banco de talentos.

O advogado Laerte Castro Alves, da R. Amaral, tratou sobre Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD).

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA