Escolas SESI SENAI retomam aulas no segundo semestre de 2021

No último dia 2/8 as escolas SESI SENAI em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral deram início ao segundo semestre letivo, conforme liberação do Decreto Estadual, com todo o protocolo de segurança em relação a COVID-19.

O coordenador Pedagógico do SESI Parangaba, em Fortaleza, Bruno Farias de Oliveira, destacou a felicidade com o volta às aulas. “É com muita satisfação e alegria que retornamos as aulas referente ao 2° semestre letivo de 2021. Estamos preparados para mais uma vez receber nossos estudantes de forma segura e principalmente respeitando todos os protocolos de segurança sanitária”, declarou.

As atividades ainda estão funcionando em modelo híbrido, respeitando a determinação do Decreto Estadual nº 34.103 de 12 de junho de 2021, obedecendo o percentual de 50% da capacidade da sala. Segundo ele, a esperança é grande para que vacina chegue para todos que fazem a escola e, assim, os dias se tornem mais leves e tranquilos em meio a pandemia que tanto nos assusta. “É bastante gratificante sentir e perceber através do olhar e gestos a felicidade dos nossos estudantes com esse retorno às aulas, pois a aprendizagem se torna mais produtiva, construtiva e eficaz. Quem se envolve, se desenvolve”, disse.

Juazeiro do Norte
O semestre na Escola SESI SENAI Juazeiro do Norte contou com uma novidade, além do retorno do Fundamental II, as turmas do Novo Ensino Médio também passaram a frequentar a unidade. “Sua proposta metodológica visa a preparação para o mundo do trabalho e a cidadania, atuando, principalmente, através de três pilares: inovação, criatividade e tecnologia”, explicou a diretora da escola, Sônia Soares.

Por lá, com o ensino híbrido sendo aplicado, as turmas são segmentas em grupos e com escalas de revezamento, aliando métodos de aprendizado online e presencial através das ferramentas da Microsoft, sobretudo com o uso da Plataforma Teams pelos professores, alunos e familiares. Dessa maneira, encontra-se um ponto de equilíbrio junto às famílias no que diz respeito à educação dos alunados neste momento atípico.

Além disso, as atividades de ensino à distância das Escolas SESI SENAI envolvem, entre muitos outros recursos, jogos, brincadeiras, grupos de estudo e projetos de escrita.  “O nosso diferencial foi conseguir humanizar a ferramenta tecnológica mantendo o atendimento individualizado com estratégias de engajamento e motivação durante o processo de aprendizagem. Umas das soluções é a gamificação personalizada que engaja o aluno, pois ele se vê nos games pedagógicos com os seus próprios avatares”, detalhou Sônia.

Sobral
Em Sobral, o volta ás aulas veio carregado de esperança. “Apesar dos muitos desafios que enfrentamos e, os muitos que virão, a perspectiva é de conseguirmos uma interação que favoreça a aprendizagem dos nossos alunos”, enfatizou Sâmia Ponte, diretora da unidade escolar do SESI.

“Para que a essência que rege o senso da Educação não possa se perder ou deixar de existir. Esse é um dos grandes desafios para o retorno, fazer a escola acontecer com ações de distanciamento, cuidados sanitários, aulas híbridas e, mesmo assim, não permitir que a essência da Educação seja perdida pelo impacto causado pela adequação e reestruturação”, analisou.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA