Projetos de alunos do SENAI Ceará são aprovados na primeira fase do Prêmio Otimista de Inovação

Dois projetos de alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) foram selecionados para a primeira fase da primeira edição do Prêmio Otimista de Inovação, que tem como objetivo aproximar, dar visibilidade e reconhecer méritos dos sujeitos do ecossistema de inovação tecnológica do Ceará. O Projeto Jaip Sensor, de Juazeiro do Norte, e o Projeto Ecoplacas e Lustraeco, de Sobral, avançaram para a segunda fase, na qual deverão enviar um vídeo pitch apresentando cada ideia.

Os projetos participaram da Saga da Inovação e do Programa Pré-Aceleração do SENAI Ceará. A Saga da Inovação trabalha a capacitação dos alunos SENAI para colocarem suas ideias de negócios no mercado de forma rápida e consistente por meio de mentorias com especialistas do mercado em áreas como tecnologia, negócios, investimentos, contabilidade, finanças, jurídico e para a formação de equipes empreendedoras que poderão tornar-se startups, além de fornecer a infraestrutura adequada. Os projetos escolhidos passam a ter apoio e mentoria necessários para validação do negócio/produto e experiências diferenciadas na jornada empreendedora.

No “Desafio de Ideias – Grand Prix Escolar”, primeira etapa da Saga, é realizada uma maratona de inovação, na qual os alunos do SENAI trabalham durante 16 horas na elaboração de propostas para solucionar os desafios da realidade da indústria. Esses desafios são a base para geração de soluções inovadoras, com prototipagem, validação e construção de negócios inovadores de impacto e possibilidade de futuros projetos de pesquisa aplicada.

Já na segunda etapa, no “Desafio SENAI de Projetos Integradores”, a ideia se transforma em projeto, composto por canvas de modelo de negócios, protótipo e apresentação em formato de pitch. A reta final da Saga é no “Desafio de Soluções Inova SENAI”, onde são captados e premiados projetos de inovação desenvolvidos por meio de competências alinhadas com as demandas da indústria e do mercado brasileiro.

O Pré-Acelera SENAI é o passo seguinte à Saga da Inovação, levando alunos e corpo docente a melhorar as soluções criadas para problemas reais da indústria, por meio da capacitação para colocarem suas ideias no mercado de forma rápida e consistente através de mentorias com especialistas nas áreas de tecnologia, negócios, investimentos, contabilidade, finanças e jurídica. Nessa fase, os participantes têm acesso à infraestrutura dos SENAI LABs, espaços colaborativos instalados em cada unidade do SENAI Ceará, para fase de prototipagem.

Saiba mais
Com ação local, mas pensamento global, o Prêmio tem como balizadores os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa pretende premiar negócios (startups) cearenses de base tecnológica que tenham produto, serviço ou projeto inovador e de impacto socioambiental.

O resultado da segunda fase do Prêmio Otimista de Inovação será divulgado até 17/8, nas plataformas do Grupo Otimista. Na terceira e última fase, as startups classificadas deverão apresentar o projeto em pitch diretamente para os jurados, durante evento, no dia 28/8. Os vencedores, além de terem atestada a qualidade de seus projetos, também ganharão capacitações e consultorias ofertadas pelos parceiros do Prêmio Otimista de Inovação.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA