Médico do Trabalho do SESI Ceará ministra palestra “Saúde do Trabalhador & Produtividade” no Festmicro

O XIII Encontro Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ceará (FESTMICRO), evento promovido pela Federação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ceará (Femicro), contou com a palestra “Saúde do Trabalhador & Produtividade” ministrada pelo médico do trabalho do SESI Ceará, Dr. Alexandre de Lima Santos, na sua programação.

Na ocasião, o especialista abordou assuntos como Saúde e Bem-Estar no Trabalho; Segurança e Saúde do Trabalho (SST); Adaptação & Condições Psicofisiológicas dos Trabalhadores; Absenteísmo & Presenteísmo; Instrumentos de Aferição do Bem-Estar no Trabalho; Produtividade, Longevidade & Competitividade; Custos do Mal-Estar no Trabalho.

De acordo com o Dr. Alexandre foi desafiador falar para um público tão grande. Existem muitas microempresas e pequenas empresas no Estado. Além dos tópicos abordados, ele pontuou que existem instrumentos metodológicos e formulários que são utilizados para as empresas avaliarem a saúde e o bem-estar das pessoas no ambientes de trabalho. “São muitos os instrumentos que tentam captar essas dimensões do bem-estar ou do mal-estar no trabalho e que são importantes para serem aplicados no ambiente corporativo para cada empresa conhecer de perto a sua realidade”, declarou.

Outro ponto levantado foi a longevidade no trabalho. “Mostrei um gráfico importante dizendo que a população acima de 60 anos, no Brasil, mais do que dobrou. E em 20 anos a gente vai ter um grande contingente nessa faixa, ou seja, longeva, saudável e ainda ativa para o trabalho. É importante para as empresas terem um profissional com toda essa experiência e capital intelectual”, sinalizou o médico do trabalho do SESI Ceará.

Para a presidente da Femicro, Dalvani Mota, a participação do SESI Ceará como patrocinador do XIII Festmicro é muito importante, porque os pequenos negócios são apoiados nas ações que contribui com o desenvolvimento social do segmento.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA