Parceria entre SENAI Ceará e Sindpan qualifica profissionais em Panificação e Confeitaria

Vinte e dois novos padeiros e confeiteiros estão prontos para o mercado de trabalho, em Fortaleza. Eles foram formados nos cursos de Panificação e Confeitaria, realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) entre os meses de janeiro e julho deste ano. As turmas foram finalizadas ontem (21/7), no SENAI Jacarecanga. As qualificações aconteceram em parceria com o Sindpan e Rede Pão, no âmbito do Programa Emprega Mais, iniciativa do Ministério da Economia voltada a promover qualificação profissional, inserção de desempregados no mercado de trabalho, ganho de produtividade dos setores econômicos e aumento da competitividade do país no mercado global.

Para o presidente do Sindpan, Ângelo Nunes, a qualificação é muito importante para o setor. "Nosso setor é muito carente de mão de obra e, pelo SENAI, conseguimos preparar mais profissionais para atender a demanda", destaca. O vice-presidente do Sindpan e presidente da Rede Pão, Alex Martins, confirma a necessidade do setor e ressalta a expertise do SENAI nesse setor. "O SENAI tem professores muito qualificados para essa formação. Foi um casamento perfeito. É muito importante para o nosso setor. Acredito que vamos fechar mais cursos com o SENAI", adianta.

De acordo com a docente de Panificação do SENAI Ceará, Kamilly Félix, houve intensa troca de conhecimento entre os alunos, que se dedicaram ao curso mesmo com rotina de trabalho intensa em seus empregos. "Os alunos estavam sempre abertos a novas possibilidades, novas tecnologias. Foi uma experiência ímpar. Percebemos muita garra, dedicação e troca de conhecimento entre todos", analisa. As responsáveis pelas turmas são a Analista de Educação,  Karinne Barros e a Coordenadora Pedagógica, Valcineide Ribeiro.

Aluno do curso de Panificação, Gustavo Nascimento, de 18 anos, está saindo da qualificação já empregado. "Eu estava em situação de rua. Saí de um lugar em que não queria estar e hoje estou aqui. Vou ter minha casa, meu salário. Agradeço a Deus, ao sindicato e aos professores que me ajudaram. Não tenho palavras para agradecer a oportunidade".

Os cursos do SENAI têm a característica de fornecer conhecimentos técnicos, mas também de aproveitar saberes já adquiridos pelos alunos em suas rotinas, conforme explica o docente de Confeitaria do SENAI Ceará, Odnilzo Maues. Conteúdos como empreendedorismo, higiene e segurança do trabalho integram a grade curricular do curso. "Parte dos alunos já está no mercado de trabalho. Eles desenvolvem e adquirem novas habilidades, mas também tiram dúvidas. Focamos no aprendizado, na resolução de problemas que eles enfrentam no dia a dia, na rotina de trabalho", detalha Odnilzo Maues.

Os alunos saem dos cursos preparados para o mercado de trabalho. O docente de Confeitaria, Jonathan Souza, ressalta o aprendizado deles para além das técnicas de produção. "Finalizamos com a produção de itens que eles mais gostaram de produzir ao longo do curso. Eles estão capacitados tecnicamente também em custos, cuidados, segurança", diz.
 

 

A aluna Fabyanne da Silva, do curso de Confeitaria, finaliza a qualificação redescobrindo o amor pela Confeitaria, área na qual ela se encontrou e mergulhou em momento delicado da vida. "A Confeitaria me salvou de um momento difícil. Foi nela que me encontrei e mergulhei. Esse conhecimento que adquirimos aqui fica com a gente e nada tira. Cada minuto do curso valeu a pena, apesar do cansaço da rotina", conta.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA