Karina Frota conduz reunião da Câmara Setorial do Comércio Exterior nesta quarta-feira, 21/07

Nesta quarta-feira (21/07), aconteceu, de forma on-line, reunião da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro (CT Comex & IE), da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece).  A Presidente da Câmara e Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), Karina Frota, conduziu a reunião.

“A reunião da Câmara é muito importante para tratar das trocas econômicas, políticas e culturais entre as nações. No Ceará, fazemos esse acompanhamento mensal. Buscamos apoiar o desenvolvimento econômico através da internacionalização do setor produtivo” destacou Karina.

A reunião teve como pauta a nova administração da Adece, que foi apresentada pelo Presidente Francisco Rabelo. Na ocasião, ele também apresentou estratégias para o desenvolvimento econômico, e falou sobre os impactos socioeconômicos decorrentes de investimento em setores estratégicos, a estruturação da ambiência de negócio e a transformação do Conselho de Desenvolvimento Industrial (Cedin).

Além disso, as representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) apresentaram a Agência e falaram sobre o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), em que a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) foi a entidade selecionada para executar o Programa, atingindo a melhor pontuação da seleção.

Ao todo, o PEIEX Ceará irá atender 100 empresas, num período de dois anos e contará com uma equipe composta por cinco especialistas em comércio exterior. Os profissionais serão: um monitor e quatro técnicos extensionistas, que irão identificar as empresas com potencial exportador, realizar diagnóstico de maturidade da gestão da empresa, executar um plano de trabalho contendo assuntos teóricos e práticos relativos à exportação que devem ser abordados durante o processo de qualificação, e elaborar um plano de exportação contendo informações estratégicas e operacionais para exportação de um produto da empresa para um mercado internacional selecionado.

A FIEC já executou um ciclo do PEIEX no Ceará, de 2016 a 2018, atendendo a 192 empresas. A novidade deste novo ciclo é que ele é mais focado na internacionalização.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA