Sindquímica-CE recebe representantes do IFCE e da UFC para apresentação do Polo Químico de Guaiúba

No último dia 06/07, o Diretor de Relações Industriais do Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas e da Destilação e Refinação de Petróleo no Estado do Ceará (Sindquímica-CE) e Presidente do Instituto Orbitar, Marcos Soares, recebeu representantes de instituições de ensino e pesquisa para apresentar o maior projeto do sindicato atualmente: o Polo Químico de Guaiúba. O encontro aconteceu na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

A primeira reunião da tarde foi com o presidente da Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (FAIFCE), Prof. Ernani Andrade Leite, e com a Diretora administrativa-financeira da instituição, Andréia Moura da Costa Souza. Em um segundo momento, o Diretor do Sindquímica recebeu representantes da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), da UFC: Prof. Fernando Sabóia (Presidente da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura), o Prof. José Caminha Araripe (da unidade de Planejamento da FCPC), Tereza Cristina Pereira do Nascimento (da unidade de Relação Institucional da FCPC), Fernando Lima (da unidade de Comunicação e Marketing) e Victor Pinheiro (da unidade de TI). 

Durante os encontros, Marcos Soares explicou desde a concepção do projeto até o status atual. De acordo com ele, a ideia do Polo surgiu há oito anos e nasceu de uma necessidade do próprio setor, uma vez que as empresas químicas começaram a crescer muito em Fortaleza, recebendo cerca de 45 toneladas mensais em materiais, que não poderiam ser escoados em ambiente urbano e as empresas demandam grandes áreas até mesmo para aumentar suas produções. Além disso, a junção de várias empresas reduziria custos para os negócios envolvidos. Foram feitas diversas reuniões e visitas a municípios vizinhos a Fortaleza e a escolha de Guaiúba se deu pela ótima localização, fácil acesso (via CE-060, a 50 km de Fortaleza, em estrada duplicada) e baixo IDH, uma vez que um dos objetivos do Polo é desenvolver, também, socialmente, o município onde está instalado.

A partir disso, Marcos Soares explicou que foram feitos reparos e implantada toda a infraestrutura necessária para viabilizar a ideia do Polo, como uma subestação de energia, além de visitas a outros polos brasileiros e em outros países para conhecer o funcionamento desse tipo de negócio. Além disso, foi criado o Instituto Orbitar, para fazer a gestão do Polo, conexões da cadeia produtiva e gerenciar a utilização de espaços e logísticas comuns às indústrias presentes no local, como segurança e equipamentos comuns.

Ainda nas reuniões, o Diretor do sindicato enfatizou que o trabalho do Polo está sendo pensado e concretizado seguindo o conceito ESG, ou seja, tendo a governança ambiental, social e corporativa pautadas na sustentabilidade e na medição do impacto social do negócio. Com o Orbitar LABS – uma espécie de HUB de Inovação -, a gestão do Polo pretende estimular a pesquisa, a digitalização dos negócios,  e a Indústria 4.0, possibilitando desenvolvimento empresarial, geração de negócios, acesso a mercados e estímulo à competitividade. A ideia também é que haja um local para as atividades de universidades e instituições de ensino dentro do Polo. “Pretendemos gerar emprego, trabalho e renda para o município e estimular o ensino, a pesquisa e a inovação”, enfatizou o Diretor Marcos Soares.

Polo Químico de Guaiúba
O Polo Químico de Guaiúba receberá cerca de 24 empresas do setor químico, associadas ao Sindquímica-CE, com um investimento de cerca de R$ 150 milhões, gerando mais de 2 mil empregos. A primeira empresa a iniciar as atividades no Polo, a indústria de embalagens plásticas Intraplast, está prestes a iniciar suas atividades.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA