Ricardo Cavalcante discute oportunidades do Hub de Hidrogênio Verde e do Observatório da Indústria com empresários do setor têxtil e financeiro

Nesta quinta-feira, 08/07, o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, apresentou as oportunidades do Hub de Hidrogênio Verde (H2V) e do Observatório da Indústria aos empresários do setor têxtil Ivan Bezerra Filho (Têxtil Bezerra de Menezes) e Paulo Baquit (Têxtil Baquit S/A - TEBASA) e da área financeira, Delano Macedo (CDP Capital).  O objetivo foi fortalecer atividades industriais e possibilitar o desenvolvimento de novos negócios.  Também estiveram presentes na reunião Monica Saraiva Panik, Consultora Internacional de H2V contratada pela FIEC; Sampaio Filho, Diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC e Líder do Observatório da Indústria; Joaquim Rolim, Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC; Jurandir Picanço, Consultor do Núcleo de Energia da FIEC e Presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará; e o Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale.

“Muitas oportunidades podem surgir do Hub do H2V. Além das plantas que serão realizadas por multinacionais, será necessário a compra de energias renováveis, como a solar e a eólica, para que esses projetos sejam viáveis e sustentáveis, gerando negócios aos empresários cearenses”, destacou Ricardo Cavalcante.

Sobre o Observatório da Indústria, o Presidente da FIEC lembrou que o centro de dados também tem muito a oferecer. “Podemos customizar as informações de acordo com as necessidades do empresário, dando indicativos valiosos para a gestão da empresa, áreas a serem desenvolvidas, informações sobre investimentos, entre outros”, completou.

O Hidrogênio Verde se apresenta como solução para diversos países ricos que desejam mudar suas fontes energéticas, se alinhando ao acordo de Paris, descarbonizando grande parte do sistema energético em seus territórios.

O Ceará é tido como um dos principais locais do mundo para produção dessa energia, pelo seu alto potencial energético solar e eólico, fundamental para a sustentabilidade da produção do H2V. Isso possibilita uma série de oportunidades locais para o crescimento da indústria da região.

Já o Observatório da Indústria desenvolve trabalhos de inteligência de dados aliado às necessidades de empresários. A ferramenta tem realizado serviços de informação como os de mapeamento econômico, automatização de processos, vigilância em tecnologia e de inteligência artificial de grandes empresas e instituições, como o Moinho Dias Branco, Ministério da Economia, CIPP, entre outras.

H2V
O Hidrogênio Verde é obtido a partir de fontes renováveis, como a energia eólica e a energia solar, sem a emissão de carbono, através da eletrólise, sendo prática sustentável já adotada em vários países do mundo.

Observatório da Indústria

O Observatório atua com tecnologia de ponta e inteligência artificial, possibilitando a construção de levantamentos e cruzamentos de dados, criação de cenários, acesso a informações estratégicas atualizadas 24 horas, trabalho de prospecção via algoritmos, previsibilidade de faturamentos, atração de investidores, entre outros. Realiza ainda coleta, tratamento, produção e difusão de conhecimento especializado e a criação de ambientes capazes de fortalecer o empreendedorismo, a inovação e a sustentabilidade, permitindo a interação, aproveitamento de oportunidades e geração de negócios.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA