Produção industrial sinaliza recuperação no mês de maio

Após cinco meses consecutivos de queda, a produção industrial cearense obteve um resultado positivo em maio, em comparação com abril. O índice de evolução da produção cearense ficou em 50 pontos (no Brasil, 52,8 pontos), o que indica crescimento da produção industrial. O índice cearense se encontra 11.9 pontos acima do registrado em maio de 2020. É o que revela a Sondagem Industrial, pesquisa realizada pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com o estudo, "a estabilidade da produção cearense pode estar relacionada a uma recuperação da indústria, à luz da melhora dos índices epidemiológicos. Sugere-se, ainda, um ganho de eficiência do setor na produção, já que a estabilidade na produção foi atingida a partir de um quadro de funcionários novamente reduzido".

O pesquisador do Observatório da Indústria, David Guimarães, destaca que o desempenho das empresas de grande porte foi responsável pela estabilidade geral na produção industrial, com 52,1 pontos. As empresas de pequeno e médio portes, por sua vez, ainda apresentaram contração da produção, marcando 48,8 e 48,4 pontos, respectivamente.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) é um dos indicadores da Sondagem que se destacou em maio, com um crescimento de 8 pontos na comparação com o mês anterior, sendo a maior alta entre os indicadores avaliados. O Brasil também apresentou uma expansão no indicador, ainda que menor (2,8 pontos). Vale ressaltar, entretanto, que a variável permaneceu abaixo da usual tanto no Ceará quanto no Brasil, com ambos os indicadores estando abaixo da linha de 50 pontos.

Os dados positivos, no entanto, ainda não se refletem no emprego. O Ceará continuou a registrar contração do emprego frente ao mês anterior. Entretanto, na comparação com o mesmo período do ano anterior, época do primeiro lockdown, a variação foi menor e menos disseminada na divisão por porte das empresas. Ainda que, em média, o resultado seja de contração, as empresas de grande porte obtiveram expansão do emprego ao marcarem 51 pontos, enquanto as empresas de pequeno (46,7) e médio porte (45,2) registraram queda. Por sua vez, o Brasil continuou a registrar expansão do emprego, com 51,1 pontos.

As expectativas se mantiveram positivas no Ceará e no Brasil. Todos os indicadores analisados obtiveram crescimento das expectativas. Ou seja, para os próximos 6 meses, os industriais encontram-se mais otimistas, provavelmente pela expectativa de melhora no quadro conjuntural e mitigação dos efeitos da pandemia.

Confira a Sondagem Industrial de maio AQUI.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA