Programa Jovem Aprendiz IEL Ceará irá capacitar jovens para o mercado de trabalho

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) acaba de disponibilizar mais uma solução da área de Trilhas de Carreiras voltada a empresas de todo o Estado. Amparado pela Lei 10.097/2000, que tem como principal objetivo contribuir com a inserção de jovens no mundo do trabalho, o programa Jovem Aprendiz IEL irá capacitar jovens de 14 a 24 anos de idade, por um período de dois anos, por meio de cursos de Assistente Administrativo, Operador de Telemarketing e Recepcionista.   

De acordo com a coordenadora da área de Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Alina Sales, o programa Jovem Aprendiz IEL é uma iniciativa voltada para atender uma demanda latente no mercado e utiliza a expertise do IEL, numa visão de complementaridade às qualificações já ofertadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), reforçando a perspectiva de trilha de carreira. O diferencial do IEL é a utilização de metodologias próprias e o acesso dos aprendizes a conteúdos de criatividade e inovação. 

"Em todos os cursos de aprendizagem ofertados pelo IEL Ceará, os jovens desenvolverão competências técnicas e comportamentais e conhecerão melhor seu contexto social, o que contribuirá para que os participantes se tornem mais preparados para iniciar a sua trajetória profissional e que tenham um impulso no início de sua carreira", destaca a coordenadora. 

O programa cria oportunidades tanto para o aprendiz quanto para as empresas, pois prepara o jovem para desempenhar atividades profissionais e ter capacidade de discernimento para lidar com diferentes situações no mundo do trabalho. Ao mesmo tempo, permite às empresas formarem mão de obra qualificada, cada vez mais necessária em um cenário econômico em permanente evolução tecnológica.

Empresas de qualquer setor, que tenham pelo menos sete empregados, são obrigadas a contratar aprendizes, de acordo com o percentual exigido por lei. É facultativa a contratação de aprendizes pelas microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), inclusive as que fazem parte do Simples Nacional.

Outras informações no site www.iel-ce.org.br ou pelo 4009-6300.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA