Cursos do SENAI Ceará ultrapassam a meta e a média nacional em avaliação da educação profissional

Os cursos de Manutenção e Suporte em Informática do SENAI Juazeiro do Norte e os cursos de Eletrotécnica e Manutenção Automotiva do SENAI Barra do Ceará ficaram acima da meta e da média nacional, referente a 2020, no Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP), realizado anualmente para avaliar a qualidade dos cursos técnicos realizados pelo SENAI em âmbito nacional. Os alunos dos dois primeiros tiraram nota máxima na prova prática. Foram avaliados 676 estudantes de 14 cursos de cinco unidades do SENAI entre setembro de 2019 a outubro de 2020. Em 2021, todas as seis unidades de ensino do SENAI Ceará participarão da avaliação, por meio de 15 cursos técnicos e 459 estudantes. A avaliação inicia em 23/6 e segue até 8/10, com provas objetivas e práticas.

Para a coordenadora do Núcleo de Procedimentos Educacionais, Maria Rosendo Brandão, o resultado se deve a muito trabalho de todos os envolvidos. "É fruto do desenvolvimento das equipes de instrutores e coordenadores pedagógicos que realizam o acompanhamento pedagógico e um bom planejamento de ensino. Em 2021, o desafio é ampliar essas ações", projeta.

O Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, atribui esse resultado ao empenho e dedicação de todas as equipes envolvidas instrutores, analistas, administrativos, coordenadores pedagógicos, especialistas técnicos e gestores das unidades. Paulo André Holanda demonstrar orgulho, gratidão e reforça a importância da qualidade dos cursos do SENAI Ceará. "Parabenizamos o esforço, dedicação e empenho de todos. Reforçamos que resultados assim estão alinhados a boa gestão escolar, pedagógica e administrativa dos processos que envolvem a educação profissional. Estamos certos que esse resultado demonstram que o SENAI Ceará atende aos anseios da indústria e da sociedade por profissionais que demonstram, tanto as competências técnicas quanto as socioemocionais, requeridas para um profissional que desempenha com excelência suas funções", destaca.

Como é a Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE)
Compreende a aplicação de provas objetivas (online) e práticas nas oficinas e laboratórios, para os estudantes de cursos técnicos que tenham cursado entre 80 e 100% do curso e apura o desenvolvimento das competências para os profissionais formados pelo SENAI. Essas provas são desenvolvidas por instituição idônea (CESPE) que utiliza a metodologia de larga escala baseada na Teoria de Resposta ao Item para indicar a proficiência desenvolvida nos cursos. Além disso são aplicados questionários contextuais, nos quais é possível avaliar aspectos qualitativos relacionados a infraestrutura e gestão escolar das unidades de ensino do SENAI. O SENAI, como protagonista de sua ação pedagógica, é a única instituição de ensino profissionalizante que desenvolveu e aplica essa avaliação em larga escala. O Departamento Nacional conduz a aplicação das avaliações em parcerias com os Departamentos Regionais.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA