Emprego na indústria da construção volta a crescer no Ceará

A Sondagem da Indústria da Construção do Ceará no mês de abril revela uma recuperação no nível de emprego no setor. Após dois meses em queda, o indicador referente ao número de empregados apontou crescimento, marcando 51 pontos. Em contrapartida, o índice que mede a evolução do nível de atividade recuou pelo quarto mês consecutivo e registrou 47,2 pontos. No entanto, houve uma desaceleração dessa contração em abril, sinalizando uma possível mudança de trajetória nos próximos meses.

A Sondagem da Indústria da Construção é elaborada pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

"A paralisação de outros setores em abril acabou reduzindo indiretamente a atividade da construção civil através do arrefecimento das obras no momento. Por outro lado, o emprego cresceu depois de duas quedas consecutivas. Assim, o quadro estadual se diferenciou no nacional, que continuou em queda conforme os últimos cinco meses", analisa a pesquisadora do Observatório da Indústria da FIEC, Eduarda Mendonça.   

O industrial da construção cearense manifestou boas expectativas para os próximos seis meses, retornando à percepção futura positiva característica do setor. Os indicadores de nível de atividade, compra de matéria-prima e insumos e empregos ficaram acima da divisa dos 50 pontos, revertendo a trajetória dos dois meses anteriores. A única exceção foi o indicador de novos empreendimentos e serviços, que sinalizou queda para o futuro.

"Vale ressaltar que a intenção de investimentos subiu expressivamente tanto no Ceará como no Brasil, configurando um cenário positivo para o setor nos próximos seis meses. Esse cenário confirma a projeção de recuperação do setor no segundo semestre, se mantida essa retomada econômica pós segunda onda da pandemia", avalia a pesquisadora. 

Acesse AQUI o documento com o estudo completo da Sondagem da Indústria da Construção de abril.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA