SESI e IEL Ceará lançam programa de orientação profissional e de carreira na Escola SESI SENAI nesta sexta-feira (28/5)

O Ensino Médio costuma ser muito desafiador para os jovens, especialmente no momento da escolha da profissão. Com o objetivo de ajudar os alunos da Escola SESI SENAI nessa decisão tão importante, o Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), ligados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), lançam nesta sexta-feira (28/5), às 14h, o Programa Jornada Profissional e de Carreira, voltado aos alunos do 3º ano da escola. O evento de lançamento será on-line e contará com apresentações sobre o programa e palestras sobre profissão e carreira direcionadas aos alunos e seus pais. 

O Programa Jornada Profissional e de Carreira, além de orientar, vai acompanhar e desenvolver o autoconhecimento dos alunos para que eles tenham clareza sobre o seu perfil comportamental e, dessa forma, possam realizar uma escolha mais assertiva sobre a carreira profissional. Além do autoconhecimento, o programa também está alicerçado nas oportunidades do mercado de trabalho e irá promover informações relevantes sobre as profissões (existentes e emergentes) e a análise do mercado de trabalho atual.

Outro diferencial do programa é que os alunos receberão também preparação para os primeiros passos no mercado de trabalho, como elaboração de currículo, noções sobre postura profissional, preparação para candidatura a vagas de estágio, Jovem Aprendiz e emprego, além de noções sobre como se preparar para entrevistas de emprego. Os alunos também receberão orientações sobre outras possibilidades de carreira, como concurso público e empreendedorismo.   

Ao final, os alunos construirão uma rota de ação, na qual irão elencar ações a serem seguidas para alcançar os objetivos profissionais e de carreira.

O programa também atuará em outra frente capacitando as psicólogas da escola para o desenvolvimento de práticas que possam auxiliar os alunos na preparação de provas mais exigentes, como o ENEM, olimpíadas e torneios de robótica.

Escola inovadora

Atenta aos desafios dos alunos da Escola SESI SENAI, o SESI Ceará procurou o IEL Ceará para propor a criação de um programa específico para as necessidades da escola e seus alunos. A coordenadora de projetos da Unidade de Educação do SESI Ceará, Catarina Sabino, explica que o objetivo do SESI Ceará, com a iniciativa, é agregar mais um diferencial à Escola SESI SENAI, hoje reconhecida como uma escola inovadora em vários aspectos, especialmente por utilizar a tecnologia no processo de aprendizagem.

"O ensino médio é uma etapa de grandes desafios e transformações na vida do aluno. É a etapa de escolhas que irão perpassar o seu futuro. A escolha profissional exige um mergulho em si e também na compreensão do mundo do trabalho, ainda tão distante, mas ao mesmo tempo, tão próximo. Dessa forma, a parceria da Escola com o IEL Ceará para o desenvolvimento do Programa Jornada de Orientação Profissional e de Carreira será um grande diferencial nesse processo e trará um apoio importante para esses jovens na construção e definição da sua trajetória profissional", afirma a coordenadora.

O IEL Ceará, por sua vez, ao renovar seu portfólio, desenvolveu o programa de Orientação de Carreiras, uma solução que pode ser totalmente personalizada de acordo com a necessidade estratégica do cliente. O programa foi customizado para o SESI Ceará e o seu lançamento na escola marca também o lançamento da solução do IEL Ceará no mercado. De acordo com a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, o programa conta com uma metodologia diferenciada e será executado por meio de várias atividades, como workshops, mentorias, capacitações e o desenvolvimento de planos de ação para que tudo que foi aprendido possa ser, de fato, executado.

"Nós fizemos uma pesquisa e em nenhum outro Estado existe iniciativa como essa, com essa visão. Amanhã realmente será um momento bem importante, um momento onde a gente vai oficializar o início do nosso programa e a implantação da solução na Escola SESI SENAI. Na minha opinião, é mais uma ação diferenciada que o Sistema FIEC traz para fortalecer as suas ações e, principalmente, orientar os alunos, que em vez de sair da escola sem nenhum tipo de amparo e orientação, agora terão toda essa preparação", afirma.

Para Danielle Santos, coordenadora de Educação do SESI Ceará, a parceria com o IEL Ceará simboliza a união do Sistema FIEC em torno de um bem maior, que é o desenvolvimento das pessoas, da indústria e do desenvolvimento do Ceará.  "SESI, SENAI e IEL reforçam seu papel de responsabilidade social oportunizando aos estudantes uma formação capaz de assegurar, através dos processos educativos e vivências vocacionais consolidados, a inserção no mercado de trabalho na área que os próprios alunos escolherem, além de ofertar uma oportunidade de autoconhecimento e novas perspectivas em seu projeto de vida", destaca.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA